O superintendente do Porto de Itajaí, João Paulo Tavares Bastos, participou nesta terça-feira (12) do Programa Novas Rotas – Costa Verde & Mar, promovido pela Embratur e pelo Sebrae, no Expocentro, em Balneário Camboriú. O encontro reuniu prefeitos, vice-prefeitos, secretários municipais de Turismo, autoridades e representantes do trade turístico da região da Foz do Rio Itajaí.
A iniciativa tem como objetivo capacitar o setor turístico para descentralizar o fluxo internacional, atraindo mais visitantes estrangeiros para regiões com grande potencial de crescimento, como a Costa Verde & Mar.
Estiveram presentes o presidente do Sebrae Nacional, Décio Lima; o presidente da Embratur, Marcelo Freixo; o presidente da Associação dos Municípios da Foz do Rio Itajaí (Amfri), Tiago Baltti; a prefeita de Balneário Camboriú, Juliana Pavan; e a gerente da Regional Foz do Sebrae/SC, Juliana Bernardi Dall’Antonia.
O superintendente João Paulo Tavares Bastos destacou que o Porto de Itajaí tem um papel estratégico no fomento ao turismo internacional, conciliando a atração de cruzeiros com a preservação dos postos de trabalho portuários.
“A próxima temporada de cruzeiros contará com melhorias no receptivo de turistas estrangeiros, fruto de parcerias como esta, com o Sebrae local e agora com o apoio da Embratur. Nosso objetivo é avançar para a construção do píer turístico, fortalecendo a economia e gerando mais oportunidades para a cidade”, afirmou.
Ele lembrou que a temporada 2024/2025 foi a maior da história do Porto, com 40 escalas de navios de cruzeiro e mais de 157 mil passageiros desembarcados. O impacto econômico estimado foi de aproximadamente R$ 121 milhões, com geração de cerca de mil empregos temporários e impulso para setores como transporte, hospedagem, alimentação e comércio.
O presidente do Sebrae Nacional, Décio Lima, ressaltou que 97% dos empreendimentos ligados ao turismo em Santa Catarina são micro e pequenos negócios.
“O turismo impulsiona a economia, gera empregos e movimenta milhares de pequenos negócios. O Sebrae está aqui para oferecer suporte e segurança, garantindo que esses empreendedores cresçam e conquistem seu protagonismo econômico”, destacou.
Já o presidente da Embratur, Marcelo Freixo, lembrou que o Brasil recebeu quase 6 milhões de turistas estrangeiros entre janeiro e julho de 2025, um aumento de 47,5% em relação ao mesmo período do ano passado.
“A Embratur sabe de onde vem o turista, quanto pretende gastar e qual a melhor época para promover cada destino. Temos uma diversidade extraordinária e precisamos promovê-la com inteligência e profissionalismo, para transformar o turismo em um instrumento sólido de geração de emprego e renda”, afirmou.
_*Com informações do Sebrae e Embratur *_