O Programa Rotas para a Inovação em parceria com a Superintendência do Porto de Itajaí, Secretaria Nacional de Portos, Sebrae/SC e Elume Centro Regional de Inovação promoveu nesta quarta-feira (17), um encontro voltado à inovação no setor portuário. Na programação, a palestra ministrada por Thiago Alvarenga - coordenador Geral de Inovação Portuária e Transformação Digital do Ministério de Portos e Aeroportos, debateu sobre a estruturação do Programa Inova Portos.
"Mais do que apresentar modelos ou soluções prontas, buscamos coletar contribuições que nos ajudem a aprimorar o programa. A inovação portuária acontece nos portos, a partir de quem vive a operação e os desafios do dia a dia. O papel do Inova Portos é justamente fomentar esse ecossistema, articular parcerias e disseminar boas práticas, criando condições para que a inovação se desenvolva de forma colaborativa e alinhada às reais necessidades do setor", explicou Thiago Alvarenga.
A iniciativa reuniu representantes do poder público de Itajaí e região, empresas e entidades ligadas ao complexo portuário da Foz do Rio Itajaí, instituições de ensino, ciência e tecnologia e empreendedores com soluções inovadoras e potenciais fornecedores do complexo portuário. O objetivo foi abordar sobre transformação digital e novas soluções para os portos brasileiros.
Na avaliação do diretor de operações do Porto, Rafael Canela, este é o momento de investir em inovação. "A inovação se insere dentro de um contexto de responsabilidade e de transformação do Porto de Itajaí, alinhada às diretrizes do governo federal, e também do Ministério de Portos e Aeroportos, que têm como prioridade a modernização e o aumento da eficiência das operações portuárias. O Porto de Itajaí já demonstra eficiência, se fortalece como um hub estratégico e, agora, precisa avançar na rota da inovação", ressaltou Rafael.
"Ao apoiar Programas como o Rotas para a Inovação e eventos como este, o Sebrae/SC reforça a parceria com as autoridades portuárias e fomenta a inovação no setor, promovendo a interação entre empresas portuárias e soluções tecnológicas desenvolvidas por pequenos negócios, contribuindo para o crescimento econômico da região", destacou Juliana Bernardi Dall’antonia, gerente da Regional Foz do Sebrae/SC.
Autor: Evento realizado pela Superintendência do Porto de Itajaí, Secretaria Nacional de Portos, Sebrae/SC e Elume Centro Regional de Inovação