O Porto de Itajaí foi homenageado, nesta terça-feira (16), pelo Núcleo Especial de Polícia Marítima (NEPOM) da Polícia Federal, durante a cerimônia de apresentação dos resultados do Acordo de Cooperação Técnica (ACT) firmado entre as instituições. A homenagem reconhece a parceria institucional e o suporte prestado pela Autoridade Portuária às ações de segurança no complexo portuário.
Representando o superintendente do Porto de Itajaí, João Paulo Tavares Bastos, a homenagem foi recebida pelo diretor-geral de Operações, Rafael Canela. Também participaram do ato o assessor especial Marcelo Peres e o chefe de gabinete Artur Antunes.
O reconhecimento é resultado do Acordo de Cooperação Técnica firmado em 2024 entre o Porto de Itajaí e a Polícia Federal, por meio do NEPOM, com foco na cooperação técnica, no combate ao crime organizado, no enfrentamento ao tráfico de drogas e no monitoramento do complexo portuário e da área marítima.
A parceria fortalece ações integradas de prevenção, inteligência, vigilância e repressão a ilícitos, contribuindo para a segurança das operações portuárias e para um ambiente operacional mais eficiente, transparente e alinhado às melhores práticas de governança portuária.