SEP garante R$ 38 milhões para as obras de dragagem
Na terça-feira dessa semana, 07, o Superintendente do Porto de Itajaí, Engenheiro Marcelo Werner Salles, acompanhado do Diretor Técnico, André Pimentel, estiveram reunidos na sede da Diretoria de Obras e Serviços de Acessos Aquaviários da Secretaria de Portos do Ministério de Transportes (SEP), em Brasília e tiveram a confirmação que estavam aguardando: A assinatura da Ordem de Serviço referente ao contrato de dragagem de manutenção do Porto.
Na oportunidade, A Secretaria de Portos (SEP), ao qual está vinculada ao Ministério dos Transportes, Portos e Aviação Civil, oficialmente aprovaram a liberação de R$ 38.811.334,37 para as obras de dragagem emergencial do canal de acesso ao Complexo Portuário e Bacia de Evolução.
Prova maior desse compromisso foi anunciada no dia 27 de janeiro, durante visita à Superintendência do Porto de Itajaí, em que o Ministro dos Transportes, Portos e Aviação Civil, Maurício Quintella Lessa, assinou o contrato da dragagem de aprofundamento para 14 metros aos acessos aquaviários do Complexo Portuário de Itajaí, “Os recursos já estão garantidos e as obras iniciam imediatamente. Esse é um dos compromissos do governo federal com o Porto de Itajaí”, acrescentou.
A situação da necessidade pela dragagem está relacionada diretamente as fortes chuvas registradas nos meses de setembro e outubro de 2015 ocasionando um assoreamento extraordinário e assim comprometendo as atividades portuárias daquele semestre. Cerca de 4 milhões de metros cúbicos de sedimentos serão dragados e caberá a draga apresentar um Plano de Resíduos Sólidos fazer sua destinação correta do volume de resíduos.
“Assinada a Ordem de Serviço nessa semana, à empresa tem até o dia 07 de março para entregar o Projeto Executivo. Após a entrega e aprovação da SEP, o prazo será de até 06 seis meses para concluir a execução da dragagem do restabelecimento da profundidade de 14 metros”, destacou o Diretor Técnico da Superintendência do Porto de Itajaí, André Pimentel.
De acordo com o Superintendente do Porto de Itajaí, Eng. Marcelo Werner Salles, o momento é ideal para agilizar o restabelecimento quanto à profundidade do calado e assim incrementar a concorrência no mercado do Complexo, “É importante para todos nós quanto aos aspectos financeiros, econômicos e justamente a potencialidade que isso dará a competitividade do Porto. Nos últimos anos, estávamos enfrentando uma competição em que nós não conseguimos nos manter aos patamares dos portos vizinhos que ofertavam uma condição de navegação mais segura e de maior profundidade. Com a possibilidade do restabelecimento dessa profundidade, justamente nos permitirá que o Porto de Itajaí venha a ter novamente condições de competir de igual para igual no mesmo mercado portuário”, reforçou Salles.
Relembre: PUBLICAÇÃO DE EDITAL DE DRAGAGEM
Em 04 de novembro de 2016 foi publicado no Diário Oficial da União (DOU), a reabertura de prazo de licitação referente ao processo 00045004190201511, tendo por objetivo a contratação de “Obra de Engenharia de Dragagem por Resultado”, nos acessos aquaviários do Complexo Portuário de Itajaí, assim como as demais atividades que competem aos serviços e operações necessárias e ao aprofundamento dos canais de acesso e Bacia de Evolução para 14 metros DNH.
Autor: Luciano Sens