A comunidade de Itajaí e região teve a oportunidade de ver de perto quatro grandes embarcações da Marinha do Brasil que estiveram em Itajaí neste final de semana, integrando a Operação ASPIRANTEX – 2016, da Marinha do Brasil. Atracou no píer da Delegacia da Capitania dos Portos de Itajaí o navio de desembarque de carros de combate Almirante Sabóia, com uma aeronave SH-6 embarcada, que ficou aberto à visitação pública no sábado e domingo. As outras três embarcações ficaram atracadas no Terminal de Passageiros e terminais portuário que compõem o Complexo Portuário do Itajaí.
O cais do Terminal de Passageiros recebeu a Fragata Constituição, com uma aeronave AH – 11ª embarcada. Já o navio de desembarque de carros de combate Garcia D´Ávila, tendo a bordo uma aeronave UH – 14/15 ficou atracado no Terminal Barra do Rio e, a Fragata Liberal, com uma aeronave UH – 12 a bordo, atracou no Poly Terminais.
“É uma grande satisfação podermos ser parceiros da Marinha do Brasil nessa importante operação, que trouxe para nossa cidade grandes embarcações e nomes de grande peso na Marinha do Brasil”, diz o superintendente do Porto de Itajaí, Antonio Ayres dos Santos Júnior.
A Operação ASPIRANTEX – 2016 está acontecendo de 18 a 28 de janeiro, na área marítima compreendida entre o Rio de Janeiro e Itajaí, com visitas aos portos de Santos, São Francisco do Sul e Itajaí. É dividida em duas fases de mar – realizadas de 18 a 22 e 25 a 28 de janeiro, com exercícios de caráter estritamente militar, com o treinamento de aspirantes da Escola Naval. Tem ainda a fase de porto, que foi realizada de 22 a 25 de janeiro.
O grupo-tarefa foi comandado pelo contra-almirante Newton Calvoso Pinto Homem – comandante da 2ª Divisão da Esquadra, e a operação contou ainda com a participação do almirante de esquadra Sergio Roberto Fernandes dos Santos – comandante de Operações Navais, o vice-almirante Bento Costa Lima Leite de Albuquerque Júnior comandante em chefe de Esquadra, além do capitão de Portos de Santa Catarina, capitão de Mar e Guerra Luis Felipe Rabello Freire.