20 de fevereiro de 2009
Projeto porto saudável em ritmo de carnaval
“Vá com calma neste carnaval. A Moderação é a melhor opção!”. Com este slogan, o Projeto Porto Saudável aderiu à campanha nacional dos festejos carnavalescos em Itajaí. Durante essa sexta-feira de carnaval, 20, “agentes de endemias”, acompanhados por uma coordenadora de Saúde, entregaram material educativo e informativo próximo ao setor da guarda portuária, portões de entrada ao cais e acesso ao TECONVI (Terminal de Contêineres do Vale do Itajaí), na Rua José Eugênio Muller, Centro.
A campanha tem por objetivo principal, alertar as pessoas quanto ao risco de contrair doenças sexualmente transmissíveis neste período do ano, sendo viabilizada através de convênio firmado pela Gerência do Meio Ambiente do Porto de Itajaí e Secretaria Municipal de Saúde. A divulgação está sendo ampliada a todos os profissionais que atuam na área portuária e comunidade em geral. Estão sendo distribuídos kits com preservativos masculino, feminino e gel lubrificante, além da entrega de camisetas e leques enfocando a importância da conscientização sobre questões da sexualidade humana.
Conhecido por “Bloco da Saúde”, profissionais da secretaria estarão orientando os foliões neste final de semana de carnaval em frente ao Mercado Público de Itajaí. De acordo com o responsável pela Gerência do Meio Ambiente do Porto – engenheiro Amilton Machado Alcântara, este programa é mais um compromisso voltado às pessoas que atuam diretamente em operações portuárias. “Ao longo deste ano vamos desenvolver diversas ações voltadas exclusivamente à saúde, meio ambiente e segurança do trabalhador portuário.” Disse.
Saiba mais sobre o Projeto:
Desenvolvido pela Gerência do Meio Ambiente do Porto de Itajaí, o projeto faz parte de um convênio com a Prefeitura Municipal tendo como base os serviços prestados pela Secretaria de Saúde. O setor funciona anexo ao prédio do CIA – Centro de Integração do Porto de Itajaí. Voltado exclusivamente aos caminhoneiros, portuários e demais trabalhadores que atuam no complexo, o trabalho de combate às DST/AIDS, Hepatites Virais, Tuberculose e Drogas surgiu em 1997. Na época, o programa era desenvolvido pela Universidade do Vale do Itajaí - [UNIVALI] em parceria com a Secretaria de Saúde. Com o passar dos anos houve a necessidade de reforçar as atividades de prevenção e em 2005 o programa passou a se chamar Projeto Porto Saudável.
-
24 de abril de 2025 Porto de Itajaí alcança marca histórica de 2 mil giros na bacia de evolução Manobra foi realizada nesta quarta-feira (23) pelo navio porta-contêiner MSC Charlestonleia mais
-
22 de abril de 2025 Porto de Itajaí presente na Intermodal South America 2025, maior evento de logística da América Latina Evento reúne setores gigantes e promove conexões estratégicas para o comércio exterior brasileiroleia mais
-
17 de abril de 2025 Ministério dos Portos apoia projetos que ampliam a competitividade do Porto de Itajaí Superintendente do Porto de Itajaí João Paulo Tavares Bastos participou de reunião em Brasília, nessa quinta-feiraleia mais