04 de abril de 2014

APLOP busca ampliar relações comerciais entre países lusófonos

APLOP busca ampliar relações comerciais entre países lusófonos

O superintendente do Porto de Itajaí e vice-presidente da Associação dos Porto de Língua Portuguesa (APLOP), Antonio Ayres dos Santos Júnior, participou na última quarta-feira, 02, de reunião com a diretoria da instituição, realizada na sede da Associação Brasileira de Entidades Portuárias e Hidroviárias (ABEPH), no Rio de Janeiro. Fazem parte desta associação portos de Portugal, Brasil, Angola, Cabo Verde, Guiné Bissau, Moçambique, São Tomé e Príncipe, Timor Leste, Macau, na China, e Goa, na Índia.
A apresentação de estudo de mercado e relações comerciais entre países que compõem a APLOP, o intercâmbio e troca de informações e experiências sobre a gestão portuária nos países lusófonos, a busca de acordos bilaterais de comércio exterior para facilitar o intercâmbio comercial entre os portos dos países de língua portuguesa e também a criação de um curso de mestrado (stricto sensu) em gestão portuária foram os assuntos discutidos entre os dirigentes.
Participaram do encontro o diretor da APLOP e presidente da Associação de Portos de Portugal, Pedro Nunes Pontes; o conselheiro da instituição e presidente do Porto de Aveiro, José Luiz Azevedo Cacho; o diretor da entidade e presidente da Companhia Docas do Rio de Janeiro (CDRJ) Jorge Mello e o secretário da APLOP, também da CDRJ, Adalmir de Souza. O presidente da instituição, Anapaz de Jesus Neto, foi representado pelo presidente da Associação de Portos de Angola (APANG), Abel Cosme.
 

Aguarde