A APM Terminals – empresa responsável pela operação de contêineres no Porto de Itajaí – celebrou nesta quarta-feira, 25, o Dia Global de Segurança (Global Safety Day na denominação em inglês) com uma programação diferenciada. A comemoração foi criada em 2007 pela APMT mundial com o objetivo de enfatizar ainda mais o papel que a segurança possui nas operações portuárias do grupo.
A programação do Global Safety Day em Itajaí teve início às 7h. No entanto, a abertura oficial ocorreu às 9h no auditório da Superintendência do Porto de Itajaí, com a apresentação da palestra Minha Vida Depois do Acidente, com Rafael Silva.
Já na área do terminal foram executadas atividades de sensibilização sobre a importância da segurança na atividade portuária e ações de intervenção durante o cotidiano de operações com motoristas, operadores, trabalhadores portuários avulsos – TPAs e usuários. O Global Safety Day contou com a participação do vice-presidente da A.P.Moller-Maersk e CFO Global da APM Terminals, Christian Laursen.
Sobre a palestra – A palestra Minha Vida é uma apresentação inovadora. Vista por mais de 500 mil pessoas em todo o país, conta a história de alguém que dava pouca importância a procedimentos de segurança, uso de EPI's, que abusava do excesso de confiança e que tinha sérias dificuldades em mudar de atitude e comportamento dentro da empresa. A palestra mostra o "passo a passo" que leva alguém nos dias de hoje a sofrer um acidente do trabalho, justamente numa época em que as empresas investem pesadamente em treinamentos, buscando mudanças comportamentais.