A manobra experimental com o Mv Mehuin, com 306 metros de comprimento e 40 metros de largura (boca), foi um sucesso no sábado de manhã, no Complexo Portuário do Itajaí. O navio, que manobrou em frente ao cais da APM Terminals Itajaí às 11h30min, foi o maior a da história a operar no Rio Itajaí-Açu. Até então, os maiores navios a operar no porto eram cargueiros com 300 metros de comprimento e 45 metros de boca ou com 304 metros de comprimento e 40 de boca.
A manobra serviu para avaliar a possibilidade de recebimento de navios de contêineres de classe cada vez maior no complexo portuário. O superintendente da APM Terminals, Ricardo Arten, comemora o sucesso da operação. “O que nos mostra que o complexo está apto para receber navios ainda maiores e abre novas perspectivas de linhas para Itajaí”, observa.
29 de abril de 2013
Navio de 306 metros manobra com sucesso em frente a APM Terminals Itajaí
-
29 de outubro de 2026 Porto de Itajaí mantém dragagem diária e intensifica ações para continuar a enfrentar os efeitos do El Niño no canal Draga Njord atua permanentemente na manutenção das profundidades, enquanto condições climáticas excepcionais intensificam o assoreamento. Nova campanha com draga de sucção está prevista para os próximos dias.leia mais -
27 de outubro de 2026 Porto de Itajaí inicia limpeza no canal do Rio Itajaí-Açuleia mais -
27 de outubro de 2026 Porto de Itajaí, segundo maior do Brasil em movimentação de passageiros de cruzeiros, abre nova temporada com 38 escalas e expectativa de receber 180 mil turistas O Costa Diadema será o primeiro transatlântico a atracar no município, no dia 25 de novembro. Terceiro maior da América do Sul em movimentação de passageiros de cruzeiros, Porto de Itajaí fortalece o turismo e a economia da região da AMFRI.leia mais