19 de setembro de 2012

Porto de Itajaí receberá dupla premiação de sustentabilidade na Fiesc

Porto de Itajaí receberá dupla premiação de sustentabilidade na Fiesc

O Porto de Itajaí recebe, na sexta-feira, 21 de setembro, o troféu “Onda Verde”, do 19º Prêmio Expressão de Ecologia, e o certificado de sustentabilidade conferido pela Pesquisa de Gestão Sustentável 2012. As premiações de sustentabilidade são organizadas pela Editora Expressão, especializada no tema sustentabilidade. A premiação será realizada durante o Fórum de Gestão Sustentável, evento que acontece na sede da Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (Fiesc), em Florianópolis.
Com o projeto “Monitoramento Ambiental na Área de Abrangência do Porto de Itajaí”, a Autoridade Portuária de Itajaí conquistou pela primeira vez o Prêmio Expressão de Ecologia, reconhecido pelo Ministério do Meio Ambiente como a maior premiação ambiental da região Sul. O projeto detalha o monitoramento, com o objetivo de controlar variáveis biológicas e físico-químicas e avaliar seu potencial impacto sobre a qualidade da água e do sedimento do rio Itajaí-Açu. Com isso, é possível agir em tempo de mitigar tais efeitos ou mesmo evitá-los totalmente.

Gestão Sustentável – O Porto de Itajaí também participou da edição 2012 da Pesquisa de Gestão Sustentável, o maior mapa da responsabilidade social empresarial do Sul. obtendo o 4º melhor desempenho no tema “Meio Ambiente” entre as 114 empresas avaliadas. Pelo seu excelente desempenho, recebe o Certificado de Sustentabilidade no Tema Meio Ambiente durante o Fórum de Gestão Sustentável 2012.
Somente seis empresas, entre as mais de 200 que participaram do Prêmio Expressão de Ecologia e da Pesquisa de Gestão Sustentável, conseguiram destacar-se em ambas premiações de sustentabilidade da Expressão e receberão troféu e também o certificado no Fórum.
“O desempenho no Prêmio Expressão de Ecologia e da Pesquisa de Gestão Sustentável mostram que o Porto de Itajaí está entre as empresas mais sustentáveis da região Sul do Brasil, em especial no tema Meio Ambiente, aonde a empresa tem uma gestão ambiental sólida e consolidada”, afirma Rodrigo Coutinho, coordenador executivo da Editora Expressão e coordenador chefe das duas premiações de sustentabilidade.
O superintendente do Porto de Itajaí, engenheiro Antonio Ayres dos Santos Júnior, destaca a importância dos investimentos que a Autoridade Portuária vem fazendo em seus programas ambientais e diz que o sucesso que a política ambiental adotada pelo porto somente é possível pelo trabalho coeso e especializado realizado pela Gerência de Meio Ambiente, bem como devido aos acordos de cooperação técnico-científico para a execução dos programas que o Porto possui.
 

Aguarde