30 de janeiro de 2009
Demolição de antigo prédio da capitania acelera obras do porto
Começou na tarde desta sexta-feira, 30, os trabalhos de demolição da antiga sede da Delegacia da Capitania dos Portos em Itajaí. Situada à Avenida Coronel José Eugênio Muller, Centro, o prédio foi construído em 1988. As instalações da Marinha do Brasil em Itajaí atendiam a comunidade dando suporte administrativo e operacional para os setores portuário, pesqueiro, frota naval, esportivo náutico e de tráfego na hidrovia do Rio Itajaí.
De acordo com André Pimentel, gerente de engenharia civil do Porto de Itajaí, o terreno tem área total de 2.500 metros quadrados e comportava 950 metros quadrados de área construída. Para o diretor técnico do Porto de Itajaí, José Valdevino Arruda Coelho (Tito), a sede bloqueava um espaço físico de setenta metros lineares entre os berços zero [0] e um [01] e agora vai permitir uma extensão maior do cais, “O berço zero [0] apresentava 215 metros de comprimento e deve contar agora com 285 metros ”, afirmou.
Para o superintendente do Porto de Itajaí, engenheiro Antônio Ayres dos Santos Júnior, a área que abrigava a antiga sede da instituição, dará seqüência ao processo de finalização das obras no berço zero [0]: “Tanto o berço de atracação como o pátio de armazenagem de contêineres receberão uma área considerável para as operações portuárias do cais. Depois de totalmente concluídas as obras vamos dar melhores condições de operacionalidade aos armadores, importadores e exportadores que atuam no Complexo Portuário do Rio Itajaí.”, concluiu.
Contrato assinado em abril de 2008 entre o corpo técnico da Marinha do Brasil e administração municipal possibilitou a execução das obras da nova sede da Marinha. Inaugurada em 12 de janeiro, atualmente, a Delegacia da Capitania dos Portos está localizada à Avenida Prefeito Paulo Bauer, nº 60.
-
18 de junho de 2025 Alckmin reforça apoio à criação da Docas de Itajaí, empresa pública que garantirá autonomia ao Porto Nova empresa pública federal será financiada com receita própria do Porto, sem custos para o orçamento federalleia mais
-
18 de junho de 2025 Ministro do MPor recebe diretores do Porto de Itajaí para tratar da criação da nova estatal Docas de Itajaí será vinculada ao Ministério dos Portos e Aeroportos e não terá custos ao orçamento federalleia mais
-
16 de junho de 2025 Secretaria Nacional dos Portos criou grupo de trabalho para elaboração da Medida Provisória, que instituirá a Companhia Docas de Itajaí Reunião com o secretário da Secretaria Nacional de Portos e Transportes Aquaviários, Alex Ávila, aconteceu nesta segunda-feira (16), em Brasílialeia mais