O Superintendente do Porto de Itajaí, Antonio Ayres dos Santos Júnior, e o presidente da Administração do Porto de Aveiro S/A (APA), José Luiz de Azevedo Cacho, assinaram nesta quarta-feira, 14, em Aveiro, Portugal, um “Acordo Internacional de Portos Marítimos Irmãos”. O acordo une oficialmente os dois portos e prevê o intercâmbio de informações, possibilidade da criação de meios técnicos e financeiros por meio de parcerias ou acordos empresariais, projetos de desenvolvimento de infraestrutura portuária, estudos de mercado, entre outras ações que possam ser desenvolvidas conjuntamente pelos dois portos.
“O acordo ainda possibilita a ambos os portos a cooperação na formação de grupos técnicos de trabalho, fomentação à relação e vantagens em negócios entre os portos irmãos, entre outros benefícios aos dois portos”, explica Ayres.
O Porto de Aveiro atende o hinterland econômico da zona centro e norte de Portugal e centro de Espanha. Encerrou o exercício de 2011 com um resultado líquido positivo de 1,5 milhões de euros, mais do dobro do ano anterior, e operou 1,03 milhão te toneladas de mercadorias no primeiro quadrimestre deste ano. Tem na carga geral o carro chefe de sua movimentação.
18 de junho de 2012
Porto de Itajaí e Porto de Aveiro passam a ser Portos Marítimos Irmãos
-
24 de outubro de 2025 Reunião do Conselho da Autoridade Portuária debate integração Porto-Cidade e áreas de apoio logísticoleia mais -
24 de outubro de 2025 Nota de Falecimentoleia mais -
23 de outubro de 2025 Porto de Itajaí participa de seminário sobre a nova Lei dos Portos em Santa Catarina Evento reuniu autoridades, especialistas e trabalhadores para discutir o Projeto de Lei 733/2025, que revisa o marco regulatório do setor portuário brasileiroleia mais