06 de março de 2012

Porto de Itajaí representado no Congresso Intercalar dos Portos

Porto de Itajaí representado no Congresso Intercalar dos Portos

O superintendente do Porto de Itajaí, Antonio Ayres dos Santos Júnior está participando do Congresso Intercalar dos Portos (CPLP) que acontece nos dias 5 e 6 de março, no Rio de Janeiro. Ayres foi um dos apresentadores do painel “As rotas fluviais como plano de desenvolvimento”, juntamente com o presidente do Porto de Leixões, em Portugal, João Fernandes, e com o representante do Ministério dos Transportes, Luiz Eduardo Garcia. Em sua apresentação o superintendente do Porto de Itajaí apresentou o projeto da Hidrovia do Itajaí-Açu. O congresso é uma realização da Associação dos Portos de Língua Portuguesa (APLOP) e da Companhia Docas do Rio de Janeiro (CDRJ). Tem o objetivo de discutir inovações tecnológicas e propostas de reformulação dos portos, tornando possível a troca de informações e experiências entre profissionais do setor portuário.

A Hidrovia do Itajaí-Açu é uma rota de navegação fluvial entre Itajaí e Blumenau que poderá ser facilmente criada, iniciando pela inclusão do trecho de 10 quilômetros a montante do Porto de Itajaí nas rotas oficiais de navegação. Segundo Ayres, esse trecho já apresenta condições técnicas de operação – profundidades adequadas à proposta e sinalização náutica em fase final de implantação – e já é explorado por terminais instalados às margens do rio. "Porém, precisamos, no primeiro momento, oficializar essa hidrovia", diz o superintendente.

Já a segunda etapa do projeto prevê, em médio prazo, a adequação do restante da rota, ligando Blumenau a Itajaí. A Associação dos Usuários da Hidrovia do Rio Itajaí-Açu (ASSUHI) é parceira no pleito e o estudo inicial foi desenvolvido pelo hidrógrafo e oceanógrafo, capitão de Mar e Guerra Alberto Pedrassani Costa Neves.

O Congresso – Durante os dois dias de congresso estão sendo abordados assuntos sobre segurança, dragagem, meio ambiente, porto-cidade, Mercosul, hidrovias, portos de transbordo, de enlace e cabotagem, automação e receita federal, por meio de painéis, palestras e workshops. Entre as principais palestras e painéis programados para o evento estão “O Mercosul e sua abertura rumo a outras regiões do mundo”, “As rotas fluviais como plano de desenvolvimento”, “As vantagens do transporte marítimo de curta distância – short sea shipping” e Simplificação de procedimentos e novas tecnologias na segurança e competitividade dos portos”.

APLOP – O Porto de Itajaí passou a fazer parte da Associação dos Portos de Língua Portuguesa (APLOP) em 2011. A Associação foi criada para aumentar as trocas comerciais e reforçar laços de cooperação entre os portos situados em países que falam o idioma português.

O superintendente do Porto de Itajaí destaca a importância da adesão à associação, uma vez que a APLOP possibilitará mais possibilidades de intercâmbio técnico e comercial do Porto de Itajaí com os portos europeus e africanos, em países de língua portuguesa.

“Também nos possibilitará o acesso ao know-how dos portugueses, que têm tradição e cultura seculares na navegação, além de nos abrir portas de entrada na Europa e África por portos de países lusófonos, assim como uma maior penetração nos portos da costa africana, principalmente agora que os países de Angola e Moçambique são duas economias emergentes na África”, explica Ayres.

Aguarde