A primeira exportação da Coopercentral Aurora, detentora da marca Aurora Alimentos – uma das poucas empresas brasileiras de processamento de carnes habilitadas – para a China será feita pelo Porto de Itajaí. Segundo a empresa, são 120 toneladas, acondicionadas em cinco contêineres, que embarcam nos dias 08 e 09 de fevereiro. São diversos cortes que serão embarcados para dois destinos: porto de Shangai e porto de Yantian. O transit time é de aproximadamente 37 dias.
A China somente consumia a carne brasileira através das importações via Hong Kong. A partir de 2009 passou a comprar diretamente produtos de frango e, em abril de 2011, com o acordo firmado pela presidente Dilma Rousseff, a exportação de carne suína direta Brasil/China foi autorizada, porém, os produtores precisaram adequar o processo ao protocolo exigido.
Nesse novo estágio, a China passa a comprar direto do Brasil, que poderá incrementar as vendas, oferecer volumes e cortes mais específicos para a demanda chinesa e entrar no país mais populoso, com renda emergente, que prevê aumentar o consumo de carne nas próximas décadas.
O diretor Executivo do Porto de Itajaí, Heder Cassiano Moritz, diz que essa operação da Aurora no Complexo do Itajaí é um bom indicativo para uma possível retomada dos expressivos volumes de carne suína que Itajaí já exportou. “O foco de nosso Complexo são as cargas reefer e esses embarque para a Chia representam a abertura de um importante mercado para as exportações do produto”, informa Moritz.
06 de fevereiro de 2012
Porto de Itajaí exporta suínos para China

-
22 de abril de 2025 Porto de Itajaí presente na Intermodal South America 2025, maior evento de logística da América Latina Evento reúne setores gigantes e promove conexões estratégicas para o comércio exterior brasileiroleia mais
-
17 de abril de 2025 Ministério dos Portos apoia projetos que ampliam a competitividade do Porto de Itajaí Superintendente do Porto de Itajaí João Paulo Tavares Bastos participou de reunião em Brasília, nessa quinta-feiraleia mais
-
16 de abril de 2025 Movimentação de cargas no Porto de Itajaí registra 1,2 milhão de toneladas no mês de março Crescimento foi de 10% em relação ao mesmo período do ano passadoleia mais