A Superintendência do Porto de Itajaí e a APM Terminals Itajaí são parceiras da Fundação do Meio Ambiente de Itajaí (Famai) na realização da XVI Semana do Meio Ambiente, de 30 de maio a 04 de junho. A abertura ocorre às 18h30 de segunda-feira, 30, no Auditório Martin Schmeling, no andar térreo da Superintendência do Porto. O cantor Luiz Vicentini, autor do CD SOS Planeta, fará uma apresentação, seguida pela palestra “A inserção do homem na natureza”, ministrada por Onir Mocelim, Tenente Coronel do 7º Corpo de Bombeiros e Msc. em Direito Ambiental. Também a partir do dia 30, o Viveiro Fazenda Nativa recebe a exposição “Arte com Pneus”, do artista plástico Rafael Zaca.
De 31 de maio a 02 de junho, um trabalho de educação ambiental leva alunos da rede municipal de ensino ao rio Itajaí-Açu. Durante três dias, os estudantes farão passeios de barco em que aprenderão sobre preservação da mata ciliar, ocupação irregular das margens dos rios, dragagem e destino correto do lixo. Até o dia 03 os alunos também participam de oficinas, visitas e trilhas.
Na sexta-feira, 03, no auditório da Prefeitura, a palestrante Susana Beatriz da Costa Cunha, da Famai, fala sobre “Consumo consciente e Coleta Seletiva na administração”. A palestra é voltada aos servidores da secretaria municipal de Saúde, e tem início às 13h30.
Na manhã de sábado, 04 de junho, o Praia Limpa encerra as atividades da XVI Semana do Meio Ambiente. A partir das 8h30 um mutirão vai limpar as praias de Itajaí, do Molhe à Praia Brava, e a Baía Afonso Wippel, conhecida como Saco da Fazenda. A ação é aberta à comunidade e voluntários podem se apresentar na sede da Associação dos Funcionários do Porto Municipal de Itajaí, na Praia do Atalaia, ou em uma tenda montada na Av. Ministro Victor Konder, a Beira Rio. Informações complementares podem ser obtidas junto a Famai, pelo fone (48)3348-8031.
26 de maio de 2011
XVI Semana do Meio Ambiente
-
29 de outubro de 2026 Porto de Itajaí mantém dragagem diária e intensifica ações para continuar a enfrentar os efeitos do El Niño no canal Draga Njord atua permanentemente na manutenção das profundidades, enquanto condições climáticas excepcionais intensificam o assoreamento. Nova campanha com draga de sucção está prevista para os próximos dias.leia mais -
27 de outubro de 2026 Porto de Itajaí inicia limpeza no canal do Rio Itajaí-Açuleia mais -
27 de outubro de 2026 Porto de Itajaí, segundo maior do Brasil em movimentação de passageiros de cruzeiros, abre nova temporada com 38 escalas e expectativa de receber 180 mil turistas O Costa Diadema será o primeiro transatlântico a atracar no município, no dia 25 de novembro. Terceiro maior da América do Sul em movimentação de passageiros de cruzeiros, Porto de Itajaí fortalece o turismo e a economia da região da AMFRI.leia mais