18 de março de 2011
Ministro dos Portos assina ordem de serviço para dragagem de aprofundamento no Complexo Portuário
O ministro chefe da Secretaria de Portos da Presidência da República (SEP), Leônidas Cristino, assinou nesta sexta-feira a ordem de serviço para a dragagem de aprofundamento dos canais de acesso e bacia de evolução do Complexo Portuário do Itajaí, de 11 para 14 metros, em solenidade realizada no auditório Martin Schmeling, na Superintendência do Porto de Itajaí. O investimento da União na obra, em recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), integrando o Programa Nacional de Dragagem (PND), soma R$ 55 milhões. A executora dos serviços será a empresa belga Jan de Nul, vencedora de concorrência pública internacional aberta pela SEP no ano passado. O início dos trabalhos está previsto para a próxima semana.
Os trabalhos serão executados pela draga Charles Darwin, com 223 metros de comprimento, 40 metros de boca e capacidade de 30,5 mil metros cúbicos, que chegou a Itajaí na quinta-feira, 17. “Essa draga será a maior e mais potente em operação no Brasil e, com certeza, vai nos possibilitar executar um excelente trabalho”, informa o diretor da Jan de Nul no Brasil, Mick Formesyn. O equipamento mencionado pelo executivo foi recém construído e partiu diretamente do estaleiro para a realização da dragagem em Itajaí. Além da Charles Darwin, a Jan De Nul trouxe para Itajaí uma segunda draga, de menor porte, para executar os trabalhos nas laterais do rio e em outros pontos onde o equipamento de grande porte não reta acesso.
Para o ministro Leônidas Cristino, o aprofundamento dos acessos ao Complexo Portuário do Itajaí será de fundamental importância para garantir a competitividade do Porto de Itajaí e demais terminais instalados nas margens do Rio Itajaí-Açu, garantindo a infraestrutura necessária para competir em nível de igualdade com os principais portos brasileiros.
O prefeito de Itajaí, Jandir Bellini, ressalta a importância dessa dragagem, que possibilitará operações de navios maiores e mais modernos. “Precisamos destacar o esforço sobrenatural da SEP na homologação dessa concorrência ainda no ano passado, o que garantiu a assinatura da ordem de serviço nos primeiros meses de 2011”, afirma o superintendente do Porto de Itajaí, engenheiro Antonio Ayres dos Santos Júnior.
Ayres explica que cada centímetro a mais de profundidade nos canais possibilita um aumento de 60 toneladas na movimentação nominal de cargas por navio. “Os três metros que serão aumentados representarão a possibilidade de cada embarcação ampliar em 18 mil toneladas suas operações no Complexo, o que representa cerca de 600 contêineres por navio”, diz Ayres.
Molhe Norte – Além da assinatura da ordem de serviço para a dragagem de aprofundamento, o superintendente Antônio Ayres assinou a ordem de serviço para as obras de recuperação e reforço do Molhe Norte. O investimento, em recurso da União, sem contrapartida para o município, soma R$ 8,23 milhões.
“As obras projetadas devem aumentar a segurança do acesso ao Complexo Portuário do Itajaí, possibilitar manobras de navios com maior boca, garantir a estrutura e ainda adaptar os molhes para receber a dragagem de aprofundamento, de 11 para 14 metros”, informa o diretor técnico do Porto de Itajaí, André Pimentel. O diretor informa após a assinatura da ordem de serviço para as obras do Molhe Norte, o primeiro passo será a mobilização do canteiro de obras, para que as obras propriamente ditas iniciem no prazo de 30 dias.
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