14 de março de 2011
Complexo do Itajaí movimenta 1,54 milhão de toneladas no primeiro bimestre de 2011
O Complexo Portuário do Itajaí encerrou fevereiro com a movimentação de 746,96 mil toneladas de cargas operadas no mês, elevando o acumulado no ano de 2011 para 1,54 milhão de toneladas embarcadas e desembarcadas. O avanço com relação ao primeiro bimestre do ano passado foi de 14%, quando, no igual período de 2010, o Complexo movimentou 1,34 milhão de toneladas.
A movimentação de contêineres totalizou 150,82 mil TEUs (Twenty-foot Equivalent Unit – unidade internacional equivalente a um contêiner de 20 pés) nos dois primeiros meses do ano, com avanço de 21% sobre igual período do exercício anterior.
O superintendente do Porto de Itajaí, Antonio Ayres dos Santos Júnior, considera positivos os resultados obtidos em fevereiro, uma vez que fevereiro tem um número de dias inferior a janeiro – 28 dias ante 30 dias.
O Complexo registrou 208 atracações nos dois primeiros meses deste ano, ante 199 atracações no primeiro bimestre de 2010. Já o volume de cargas exportadas em janeiro e fevereiro de 2011 representou 52% da movimentação global do complexo no período e as importações representaram a fatia de 48%. Com relação ao mesmo período de 2010, as exportações cresceram 5%, enquanto as importações aumentaram 25%, acompanhando a realidade do comércio exterior brasileiro.
As mercadorias mais exportadas pelo Porto Organizado de Itajaí foram o frango, madeira e derivados e alimentos em geral; enquanto os itens com maiores volumes desembarcados foram os produtos mecânicos e eletrônicos, químicos e produtos cerâmicos e vidros.
-
18 de junho de 2025 Alckmin reforça apoio à criação da Docas de Itajaí, empresa pública que garantirá autonomia ao Porto Nova empresa pública federal será financiada com receita própria do Porto, sem custos para o orçamento federalleia mais
-
18 de junho de 2025 Ministro do MPor recebe diretores do Porto de Itajaí para tratar da criação da nova estatal Docas de Itajaí será vinculada ao Ministério dos Portos e Aeroportos e não terá custos ao orçamento federalleia mais
-
16 de junho de 2025 Secretaria Nacional dos Portos criou grupo de trabalho para elaboração da Medida Provisória, que instituirá a Companhia Docas de Itajaí Reunião com o secretário da Secretaria Nacional de Portos e Transportes Aquaviários, Alex Ávila, aconteceu nesta segunda-feira (16), em Brasílialeia mais