21 de fevereiro de 2011
ABEPH busca integrar os portos brasileiros à atividade logística e de comércio exterior
O superintendente do Porto de Itajaí, Antonio Ayres dos Santos Júnior, participou na sexta-feira, 18, da primeira reunião do Conselho Deliberativo da Associação das Entidades Portuárias e Hidroviárias (ABEPH) deste ano, realizada na Companhia Docas da Paraíba, em Cabedelo. Ayres responde pela vice-presidência da instituição e avalia o evento como um encontro bastante positivo para promover a integração do segmento e para a discussão de estratégias para o desenvolvimento dos portos brasileiros.
“Nosso principal objetivo é a integração de todos os portos no processo logístico brasileiro, a melhoria constante do sistema portuário, bem como garantir visibilidade e dar força deliberativa à instituição”, afirma Ayres.
Também fizeram parte das discussões o exame de leis, decretos e regulamentos que tolhem e engessam o setor portuário; a cobrança de taxa de ocupação de imóveis da União, a regularização ambiental dos portos brasileiros e a revisão da norma CONAMA 344, relacionada a questão ambiental.
-
18 de junho de 2025 Alckmin reforça apoio à criação da Docas de Itajaí, empresa pública que garantirá autonomia ao Porto Nova empresa pública federal será financiada com receita própria do Porto, sem custos para o orçamento federalleia mais
-
18 de junho de 2025 Ministro do MPor recebe diretores do Porto de Itajaí para tratar da criação da nova estatal Docas de Itajaí será vinculada ao Ministério dos Portos e Aeroportos e não terá custos ao orçamento federalleia mais
-
16 de junho de 2025 Secretaria Nacional dos Portos criou grupo de trabalho para elaboração da Medida Provisória, que instituirá a Companhia Docas de Itajaí Reunião com o secretário da Secretaria Nacional de Portos e Transportes Aquaviários, Alex Ávila, aconteceu nesta segunda-feira (16), em Brasílialeia mais