02 de fevereiro de 2011
ITAJAÍ : MINISTRO ANUNCIA DRAGAGEM
Com a maior draga em operação no Brasil, a obra terminará antes do previsto.
O Ministro dos Portos, Leônidas Cristino, assinou na manhã de hoje (28/01), na presença do Prefeito de Itajaí, Jandir Bellini e do Superintendente do Porto, Antonio Ayres dos Santos Júnior, a Ordem de Serviço para a mobilização do equipamento que irá realizar a dragagem de aprofundamento do canal de acesso ao porto, prevista no Programa Nacional de Dragagem (PND). Segundo o Ministro, a ordem de serviço para início das obras, deverá ser assinada por ele, em Itajaí, em meados de fevereiro.
Durante a reunião, Ayres relatou ao novo Ministro a agilidade e a qualidade técnica da Secretaria de Portos (SEP) para a reconstrução do Porto de Itajaí, que sofreu com as enchentes de 2008. O Porto, hoje, totalmente recuperado, será beneficiado pelo PND, com recursos do Programa Aceleração do Crescimento (PAC).
Leônidas informou que um dos equipamentos, a draga Charles Darwin, a maior em operação no Brasil, será usada pela primeira vez. Com a capacidade para 30 mil metros cúbicos, os trabalhos poderão ser finalizados antes do prazo previsto. Além disso, paralelamente, a SEP irá realizar a derrocagem (xisto argiloso), com a draga Di Giorgio, que deverá chegar logo em seguida.
A obra será executada pela empresa belga, Jan De Nul, vencedora do certame licitatório, no valor de R$ 56 milhões. O porto, que atualmente varia sua profundidade entre -11 e -12 metros, irá operar com -14 metros. Prevista para iniciar em março, a obra deverá durar 6 meses.
-
24 de outubro de 2025 Reunião do Conselho da Autoridade Portuária debate integração Porto-Cidade e áreas de apoio logísticoleia mais -
24 de outubro de 2025 Nota de Falecimentoleia mais -
23 de outubro de 2025 Porto de Itajaí participa de seminário sobre a nova Lei dos Portos em Santa Catarina Evento reuniu autoridades, especialistas e trabalhadores para discutir o Projeto de Lei 733/2025, que revisa o marco regulatório do setor portuário brasileiroleia mais