06 de dezembro de 2010
Complexo do Itajaí apresenta o segundo maior crescimento portuário do planeta
O relatório de novembro da Drewryl Independent Maritime Inteligence coloca o Complexo Portuário do Itajaí como o segundo porto do mundo que mais cresceu no período compreendido entre janeiro e outubro de 2010. O índice apresentado por Itajaí, de 72,7%, está atrás apenas do porto de Gdansk, na Polônia, cujo crescimento nos dez primeiros meses deste ano foi de 97,4%. O porto de Vladivostok, na Rússia, ocupa a terceira posição, com o índice de 70,5%.
Além de Itajaí, o porto de Buenos Aires foi o único da América Latina a aparecer no ranking dos 25 portos com maior crescimento no planeta, ocupando a penúltima posição. “A posição ocupada por nosso Complexo Portuário consolida nossa posição de um dos mais operantes portos brasileiros e comprova as excelentes condições operacionais do Porto de Itajaí e dos demais terminais instalados nas margens do Rio Itajaí-Açu”, afirma o superintendente Antonio Ayres dos Santos Júnior.
A Drewryl, com bases em Londres, Singapura e Gurgaon, na India, é uma das mais importantes consultorias marítimas independentes do mundo. O grupo foi fundado em 1970 para fornecer dados, informações e consultoria para a indústria marítima global. A carteira de clientes conta com mais de 3 mil parceiros, entre os maiores players do mercado da navegação, em mais de cem países.
-
23 de junho de 2026 Porto de Itajaí recebe navio BYD Changsha com mais de 7,2 mil veículos O maior desembarque automotivo do ano no terminal reforça a posição estratégica do Porto de Itajaí nas operações roll-on/roll-offleia mais -
18 de junho de 2026 Porto de Itajaí recebe Diploma Amigo da Delegacia em solenidade da Capitania dos Portos Reconhecimento foi entregue durante a comemoração dos 28 anos da Delegacia da Capitania dos Portos em Itajaíleia mais -
18 de junho de 2026 Porto de Itajaí avança em projeto estratégico para implantação do Terminal de Cruzeiros Masterplan orientará as próximas etapas do empreendimento, que integra a estratégia de expansão do Porto de Itajaí e contará com investimento de R$ 300 milhões do Governo Federalleia mais