14 de setembro de 2010
Inaugurado berço de atracação em Itajaí
A Secretaria de Portos da Presidência da República e a Superintendência do Porto de Itajaí inauguraram ontem, 13, a primeira etapa das obras de reconstrução do Porto de Itajaí. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva participou da cerimônia, realizada no próprio cais. A obra de reconstrução, envolvendo os berços 1 e 2, vai consumir investimentos de mais de R$ 300 milhões, em recursos da União.
Atualmente, o porto de Itajaí ainda opera com 75% da capacidade. Apesar da entrega do berço 1, ainda será necessário que a empresa APM Terminals Itajaí[arrendatária das operações] conclua a recuperação da retroárea. Segundo a empresa, a obra está
prevista para ficar pronta em dezembro. Já as obras do berço 2,informa Augusto Wagner Martins, secretário-executivo da Secretaria Especial de Portos, deve ser inaugurada em outubro. "Vamos deixa-lo nas condições em que ele estava antes da enchente", disse Martins.
O berço 1 tem 272 metros de comprimento, 35 metros de largura e estacas de sustentação de mais de 50 metros de profundidade. Antes da reforma, o berço tinha 13 metros de largura. A execução da obra foi realizada em três turnos com o trabalho de 700 empregados diretos.
Segundo Martins, ainda está prevista para este ano a assinatura do processo de contratação da empresa que vai executar a dragagem de aprofundamento dos canais interno e externo e bacia de manobras. A expectativa é de que as obras sejam concluídas até julho de 2011. A obra é orçada em R$ 55 milhões e faz parte do Programa Nacional de Dragagem, que faz parte do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).
-
25 de abril de 2025 Porto de Itajaí foi destaque na 29ª Intermodal South America, em São Paulo Participação destaca retomada das operações públicasleia mais
-
24 de abril de 2025 Porto de Itajaí pode receber rota que ligará Brasil ao Pacífico Nova conexão entre Brasil e Chile promete impulsionar o comércio sul-americano e gerar empregos nos dois paísesleia mais
-
24 de abril de 2025 Complexo Portuário alcança marca histórica de 2 mil giros na bacia de evolução Manobra foi realizada nesta quarta-feira (23) pelo navio porta-contêiner MSC Charlestonleia mais