16 de julho de 2010

Porto e Prefeitura criam estrutura para atender famílias que terão seus imóveis desapropriados ...

A Superintendência do Porto de Itajaí, em parceria com as secretarias municipais da Habitação e Urbanismo, implementa unidade de atendimento às famílias que residem nas áreas de desapropriação para a Via Expressa Portuária, no Bairro Cordeiros. O posto de atendimento será instalado na antiga sede da Superintendência do Porto, na Rua Cel. Eugênio Müller, 622, junto ao Porto, e contará com servidores habilitados a prestar atendimento nas áreas administrativa, jurídica e de assistentes sociais. O início dos atendimentos deve iniciar a partir de segunda-feira, 19 de julho. O horário de atendimento é das 8h às 12h e das 14h às 18h. Contatos podem ser feitos pelo fone (47) 3341 8323. Depois de paralisadas por mais de dois anos, as obras da Via Portuária de Itajaí foram retomadas pelo 10° batalhão de Engenharia de Construção de Lages na primeira semana de julho. O retorno dos trabalhos foi garantido por convênio entre a Prefeitura de Itajaí e Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Denit), do Ministério dos Transportes. A contrapartida da prefeitura engloba a realocação dos moradores e o levantamento dos imóveis que possuem escrituras para serem indenizados pela União. O Porto de Itajaí é parceiro com a elaboração dos projetos executivos da obra. A primeira etapa, prevista para estar concluída ainda em 2010, foi iniciada pela demarcação, topografia e limpeza da área, para que ocorra a construção do primeiro trecho da obra, que vai da BR-101 até a cabeceira da ponte Victor Konder, no Bairro Cordeiros. O Exército informa que a primeira etapa executada em cinco meses. Segunda e terceira etapa – A segunda etapa da Via Expressa Portuária [que envolve elevado e a continuação da via até a Rua Curt Hering] deverá iniciar na sequencia. Os recursos pra conclusão da segunda etapa também já foram assegurados pela União. Entretanto, ainda faltam recursos pra terceira fase, da Rua Curt Hering até os gates do Porto Público.

Aguarde