24 de maio de 2010
Itajaí: SEP Recebe Seis Propostas
Seis empresas participam da licitação de aprofundamento do Complexo Portuário do Itajaí
A Secretaria de Portos (SEP), abriu hoje, 21, em Brasília, os primeiros envelopes com as propostas técnicas e documentação das empresas e consórcios interessados na execução das obras de dragagem de aprofundamento dos canais de acesso e bacia e evolução do Complexo Portuário do Itajaí, de 11 metros para 14 metros. O investimento será de R$ 64 milhões por meio do Programa Nacional de Dragagem (PND), previsto no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) 1.
Participam do processo licitatório as empresas Dragabras, Bandeirantes, Vanoor, Camargo Corrêa, Jan De Nul, Triunfo e consórcio DTA/EIT. O edital da licitação foi publicado no dia 18 de março e a expectativa que o processo esteja concluído ainda no primeiro semestre deste ano. O início da obra está previsto para setembro, podendo ser antecipado de acordo com o andamento do processo.
O próximo passo será a abertura dos envelopes de preço, podendo acontecer na primeira quinzena de junho, de acordo com a expectativa do Subsecretário de Planejamento e Desenvolvimento Portuário, Fabrízio Pierdomenico. O Superintendente do Porto, Antônio Ayres dos Santos Júnior também acompanhou todo o trabalho de perto.
A importância da dragagem – Além de permitir a entrada de navios com maior capacidade de carga, de modo a otimizar os custos dos fretes marítimos e das operações, a conclusão das obras emergências e inicio da dragagem, mudarão por completo a economia do Estado, além de minimizará o efeito de possíveis cheias, uma vez que aumenta a vazão das águas.
-
11 de dezembro de 2025 NOTA À IMPRENSA Canal de acesso ao Porto de Itajaí é reabertoleia mais -
11 de dezembro de 2025 NOTA À IMPRENSA Canal de acesso ao Porto de Itajaí é fechado devido à passagem de um cicloneleia mais -
11 de dezembro de 2025 Superintendência do Porto de Itajaí realiza visita institucional ao governador da Bahia O encontro reforça o alinhamento nacional entre portos públicos e destaca o avanço das tratativas para modernização, integração logística e intercâmbio de boas práticas entre o Porto de Itajaí, a Codeba (Companhia Docas da Bahia) e o governo baiano.leia mais