17 de março de 2011

05/06 - Dia do Despoluir o Porto de Itajaí

O Dia do Despoluir no Porto de Itajaí será realizado no dia 05 de junho e deve marcar a programação relacionada ao Dia Mundial do Meio Ambiente na cidade. A ação é uma promoção conjunta da Gerencia de Meio Ambiente do Porto de Itajaí, Terminal de Contêineres do Vale do Itajaí (Teconvi), Órgão Gestor de Mão de Obra (Ogmo), TV Brasil Esperança, Universidade do Vale do Itajaí (Univali) e Federação das Empresas de Transporte de Cargas e Logística no Estado de Santa Catarina (Fetrancesc).

A programação do Dia do Despoluir terá início às 8h30min e prossegue até as 17 horas, com intervalo entre as 11h50min e 14h. A principal ação será a medição da emissão de fumaça pelos caminhões que operam no Porto de Itajaí [realizada por meio do equipamento opacimetro, cedido pela Fetrancesc] e orientação aos motoristas com relação a minimizar os impactos da atividade sobre o meio ambiente.

Além dessa ação, a programação do Dia do Despoluir engloba ainda a coleta de óleo cozinha usado, orientações aos motoristas sobre formas de transmissão e prevenção de doenças sexualmente transmissíveis (DST/AIDS), monitoramento de qualidade do ar e ruídos [com parceria de técnicos da Univali], distribuição de material informativo de segurança no trânsito e orientações sobre o Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos (PGRS) desenvolvido pelo Porto de Itajaí e Teconvi.

Saiba mais : O opacímetro é um equipamento utilizado para medição da quantidade de material particulado [fumaça preta] emitido por veículos a diesel. É um instrumento portátil constituído por um banco óptico, sonda [cabo inserido no escapamento] e maleta com cabos e é utilizado para análise da quantidade de material particulado.
A medição é feita por meio da opacidade da fumaça submetida a um emissor de luz e um receptor, uma vez os gases expelidos pelos escapamentos de motores diesel são compostos por partículas suspensas que obscurecem, refletem ou refratam a luz. O facho de luz é interceptado pela fumaça e, assim, é medida a opacidade. A aferição é processada através de um software instalado em um laptop.

Mais informações:
Amilton Machado Alcântara: Engenheiro Civil e Responsável pela Gerência do Meio Ambiente do Porto de Itajaí.
Contatos: 47-3341-8306 / 47-3341-8065

 

Aguarde