03 de março de 2010
Dragagem do Complexo Portuário possibilitará um incremento de até R$ 1 bi/ano na economia da região
Os impactos positivos do aprofundamento do canal de acesso e bacia de evolução do Complexo Portuário do Itajaí na economia da cidade e região devem ser bastante significativos. A dragagem de aprofundamento do canal de acesso ao complexo portuário do Rio Itajaí-Açu, de 11 para 14 metros foi autorizada pela Secretaria Especial de Portos (SEP) na terça-feira [02] e o edital de concorrência Pública para a execução dos serviços será publicada no dia 25 de março.
O investimento será de R$ 64 milhões, em recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), sendo que R$ 35,1 milhões estarão disponibilizados no orçamento deste ano [o que permite a licitação e o início dos serviços], e o restante no orçamento de 2011. A obra permitirá a operação de navios com até 300 metros de comprimento, 40 metros de boca [largura], 13 metros de calado e capacidade para sete mil TEU [Twenty-foot Equivalent Unit – unidade internacional equivalente a um contêiner de 20 pés].
O superintendente do Porto de Itajaí, Antônio Ayres dos Santos Júnior, informa que cada centímetro a mais de profundidade nos canais possibilita um aumento de 60 toneladas na movimentação nominal de cargas por navio. “Os três metros que serão aumentados representarão a possibilidade de cada embarcação ampliar em 18 mil toneladas suas operações no complexo, o que representa cerca de 600 contêineres por navio”, explica Ayres.
Tomando como base de cálculo a média mensal de 90 atracações no Porto Público e demais terminais instalados nas margens direita e esquerda do Rio Itajaí, a economia da região poderá ter um incremento de até R$ 81 milhões por mês, ou R$ 1 bilhão/ano. “Outro fator bastante positivo é que esse aumento no calado propiciará maior produtividade nas operações de carga e descarga de navios, o que abrirá mais janelas de atracação e possibilitará que ampliemos também o número de rotas e serviços”, acrescenta o superintendente.
O prefeito Jandir Bellini lembra que “além de um importante investimento para o Porto de Itajaí e para a economia, não só da cidade como da região, estudos mostram que o aprofundamento do canal também minimizará o efeito de possíveis cheias, uma vez que aumenta a vazão das águas”.
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