01 de março de 2010
Condutores autônomos e armador buscam entendimento
Reunião intermediada pela Autoridade Portuária de Itajaí pôs fim a um mal entendido entre o Sindicato dos Transportadores Autônomos de Contêineres e cargas em Geral de Itajaí e Região (Sintracon) e Cooperativa Log Cooper e armador Hamburg Süd com relação ao transporte de contêineres vazios em operações de cabotagem no Terminal de Conteineres do Vale do Itajaí (Teconvi). As divergências entre autônomos e Teconvi ocorreram pela contratação de empresa não ligada ao sindicato para o transporte e chegaram a fazer com que os motoristas ameaçassem trancar os acessos ao Porto.
Os fatos começaram a ser esclarecido na semana passada, em uma primeira reunião entre Autoridade Portuária e representantes do Sintracom, Cooper Log e Teconvi. Porém, foram totalmente solucionados na tarde desta sexta-feira [26], em conversa entre as lideranças sindicais, representantes da Hamburg Süd e diretor Comercial do Porto de Itajaí, Robert Grantham. No encontro o gerente para o Paraná e Santa Catarina da Hamburg Süd, Bernardo Brugger, explicou aos condutores que o armador realiza processo licitatório anual para a contratação de serviços de transportes, o que faz com que se mantenha a mesma empresa contratada. Entretanto, disse que existe a possibilidade do Sintracon e Cooper Log participarem da concorrência, desde que apresentem serviços de qualidade e preços competitivos.
Robert Grantham explica que a conversa foi decisiva para que a empresa entendesse que não existe cartelização no transporte em Itajaí e que os trabalhadores vissem que a escolha do transporte é determinada pelo mercado e não por imposição de uma determinada categoria.
-
25 de novembro de 2024 Complexo Portuário do Rio Itajaí Açu recebe draga de sucção (Hopper)leia mais
-
22 de novembro de 2024 Complexo Portuário do Rio Itajaí-Açu movimenta mais de 1,3 milhão de toneladas em outubroleia mais
-
21 de novembro de 2024 Diretoria da Superintendência do Porto de Itajaí recebe visita de Comitiva da Marinha do Brasilleia mais