08 de fevereiro de 2010

Itajaí está entre os principais portos brasileiros

Pesquisa feita pelo Instituto de Logística e Supply Chain (Ilos), com 187 grandes empresas instaladas no País, garantiu ao Complexo Portuário do Itajaí a nota 7,3 com relação ao desempenho no ano de 2009, ficando com a quarta maior nota. A mesma pesquisa avaliou o desempenho dos portos brasileiros em 2007, quando o Porto de Itajaí obteve a nota 6,4 e ficou na 11ª posição, junto com o Porto de Paranaguá. A pesquisa foi publicada na edição de domingo, 07, do Jornal Estado de São Paulo. Os principais problemas apontados pelos empresários para Itajaí foram calado, indisponibilidade de rotas e baixa frequência de navios. “Mas são problemas que estão sendo solucionados. O mais importante é que, mesmo com todos os problemas enfrentados no decorrer de 20089, ficamos entre os principais portos brasileiros na avaliação dos clientes”, afirma o superintendente Antônio Ayres dos Santos Júnior. As soluções apontadas pelo superintendente são a dragagem de aprofundamento dos canais de acesso e bacia de evolução do Complexo de 11 para 14 metros [que deverá ser licitada em breve pela Secretaria Especial de Portos (SEP) e iniciada no decorrer deste ano] e o retorno das escalas e serviços dos armadores para Itajaí, o que está ocorrendo gradativamente, desde o segundo semestre do ano passado. “Exemplo disso foi o serviço SEAS, dos armadores CMA-CGM e China Shipping, que retornou para Itajaí no sábado, 06”, acrescenta. Para o diretor Comercial, Robert Grantham, o resultado da pesquisa realizada pelo Ilos mostra que o Complexo Portuário do Itajaí está no caminho certo. “A nota dada a Itajaí é resultado dos investimentos que estamos fazendo na qualidade dos serviços prestados e mostra que a continuidade de nossos programas de qualidade vai projetar ainda mais o Complexo no cenário brasileiro da navegação”, diz Grantham. O presidente do Sindicato das Agências de Navegação Marítima e Comissárias de Despachos do Estado de Santa Catarina (Sindasc), Eclésio Silva, considera a evolução [da nota 6,4 para 7,3 e da 11ª para a 4ª posição] uma grande evolução, se analisando, principalmente, os sérios problemas que os terminais que compõem o Complexo enfrentaram. “A deficiência de calado é um problema pontual para o qual já está se buscando solução. Com relação a indisponibilidade de rotas, não vejo isso como um problema, pois os terminais Teconvi e Portonave, juntos, oferecem rotas para os cinco continentes”, afirma Silva. “Acho que podemos nos orgulhar, porque Itajaí avança na direção certa”, afirma o representante dos armadores no Conselho de Autoridade Portuária (CAP) de Itajaí, Jorge Cárdenas. Ele ressalta que, segundo a pesquisa, o Porto de Itajaí também passou do nível “regular” para “bom”, o que considera excelente, principalmente porque se trata da opinião dos exportadores brasileiros.

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