18 de novembro de 2009
Porto de Itajaí começa a operar com sistema AIS
Convênio entre a Autoridade Portuária de Itajaí, Consultoria Datamar e Lloyd´s MIU inclui o porto itajaiense no controle das rotas mundiais de tráfego de navios por meio do sistema AIS (Automatic Identification System), um mecanismo utilizado para identificação e monitoramento das embarcações que utilizam o porto e que pode ser acessado em qualquer parte do mundo.
O sistema possibilita ao usuário acompanhar, por meio de receptor instalado na área portuária e transmissores instalados em praticamente todos os navios que hoje trafegam pelo mundo. Entre as informações disponibilizadas estão a bandeira, empresa proprietária, tonelagem de porte bruto, mais recentes escalas e outras informações inerentes a cada navio, além de possibilitar o acompanhamento de todas as rotas e a posição de determinada embarcação.
Com a utilização do AIS, o porto de Itajaí também poderá manter os usuários informados da derrota dos navios e a posição de cada embarcação em seu cais em tempo real. “O início da utilização do AIS coloca o Porto de Itajaí em pé de igualdade com os principais portos do mundo em relação a utilização de ferramentas de segurança e informação”, diz o diretor comercial do Porto de Itajaí, Robert Grantham.
-
28 de abril de 2025 Nota à imprensaleia mais
-
25 de abril de 2025 Porto de Itajaí foi destaque na 29ª Intermodal South America, em São Paulo Participação destaca retomada das operações públicasleia mais
-
24 de abril de 2025 Porto de Itajaí pode receber rota que ligará Brasil ao Pacífico Nova conexão entre Brasil e Chile promete impulsionar o comércio sul-americano e gerar empregos nos dois paísesleia mais