01 de outubro de 2009
Porto de Itajaí integra missão brasileira à Bélgica
A missão configura uma importante oportunidade para incrementar as sinergias entre empresas brasileiras, belgas e de outros países europeus.
O superintendente do Porto de Itajaí Antônio Ayres dos Santos Júnior integra, a convite da Presidência da República, a delegação empresarial que fará visita oficial à Bélgica. A agenda tem início na segunda-feira [05] e se estende até o dia 09, com visitas aos Portos de Antuérpia e Ghent, e workshop sobre portos e hidrovias. A missão tem como objetivo apresentar às comunidades empresariais de ambos os países as vantagens comparativas para o estreitamento das relações econômico-comerciais bilaterais entre os dois países.
No Porto de Antuérpia a missão conhecerá o terminal portuário e a produção de biocombustíveis. Em Ghent, além de conhecer o porto, os integrantes da missão vão participar do seminário “Manutenção de dragagem e engenharia dos portos em país desenvolvidos”, que será promovido pela empresas belga de dragagens Jan de Nul. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o ministro da Secretaria Especial de Portos (SEP), Pedro Brito, também participarão workshop sobre portos e hidrovias, que será encerrado pelo presidente brasileiro.
Além dos compromissos da agenda previamente estabelecida, Ayres vai aproveitar sua passagem por Antuérpia para manter contatos com as empresas que estão embarcando as estacas prancha adquiridas pela SEP, em Luxemburgo, para as obras de reconstrução do Porto de Itajaí. “Esse convite para integrar a missão é uma grande oportunidade para divulgarmos o Porto de Itajaí no exterior, o resgate de seu potencial e suas vantagens competitivas”, acrescenta Ayres.
A missão é organizada pelo Departamento de Promoção Comercial (DPR) do Ministério das Relações Exteriores, em parceria com o Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), Confederação Nacional das Indústrias (CNI) e a Câmara de Comércio e Indústria Belgo-Luxemburguesa (Belgalux).
Parceiro comercial - A Bélgica é o 16º destino dos produtos brasileiros e reconhecido centro tecnológico de informação e praça financeira tradicional. De janeiro a julho deste ano o Brasil exportou para a Bélgica cerca de US$ 1,92 bilhão e importou US$ 634 milhões. A Bélgica também constitui-se em um dos principais canais de interlocução com a União Européia, principal destino das exportações brasileiras como bloco econômico.
-
25 de novembro de 2024 Complexo Portuário do Rio Itajaí Açu recebe draga de sucção (Hopper)leia mais
-
22 de novembro de 2024 Complexo Portuário do Rio Itajaí-Açu movimenta mais de 1,3 milhão de toneladas em outubroleia mais
-
21 de novembro de 2024 Diretoria da Superintendência do Porto de Itajaí recebe visita de Comitiva da Marinha do Brasilleia mais