O Porto de Itajaí recebeu, nesta quinta-feira (14), a visita oficial da Câmara de Comércio Árabe-Brasileira, instituição que representa oportunidades comerciais com os 22 países membros da Liga Árabe. A reunião, realizada na sede da Superintendência, marca o início de uma relação institucional estratégica, voltada à ampliação das exportações catarinenses e ao fortalecimento do comércio exterior.
Durante o encontro, foram discutidas ações conjuntas para abertura de novos mercados, com destaque para segmentos que têm forte aderência ao consumo árabe, como:
• Carnes e proteína animal (com forte demanda nos países do Oriente Médio);
• Madeira e móveis;
• Alimentos e bebidas processadas, incluindo produtos com potencial de certificação Halal;
• Têxteis e vestuário, setores tradicionais da indústria catarinense;
• Produtos químicos, cosméticos e higiene pessoal, mercados em expansão nos países do Golfo.
A Câmara Árabe apresentou o potencial logístico e comercial da região, reforçando o interesse em parcerias que conectem empresas catarinenses aos mercados árabes, aproveitando os diferenciais competitivos e a vocação exportadora do Estado.
Participaram do encontro o superintendente do Porto de Itajaí, João Paulo Tavares Bastos Gama, o chefe de gabinete, Artur Antunes Pereira, e o assessor executivo, Marcelo Peres. Pela Câmara de Comércio Árabe-Brasileira, esteve presente Mohamad Orra Mourad, secretário-geral da entidade e da parte de Relações Internacionais e Governamentais, Elaine Prates.
A aproximação reforça o posicionamento do Porto de Itajaí como um dos principais vetores de desenvolvimento econômico de Santa Catarina e abre portas para novas rodadas de negócios, missões comerciais e ações integradas para fortalecer a presença de produtos catarinenses no mercado árabe — um dos mais relevantes e crescentes do mundo.