17 de setembro de 2025

Superintendente do Porto de Itajaí acompanha posse do novo diretor-geral da ANTAQ, em Brasília

Superintendente do Porto de Itajaí acompanha posse do novo diretor-geral da ANTAQ, em Brasília

Brasília – O superintendente do Porto de Itajaí, João Paulo Tavares Bastos, esteve presente nesta terça-feira (16) na cerimônia de posse do novo diretor-geral da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (ANTAQ), Frederico Dias junto como o ministro dos Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho. 

Em seu discurso, Dias ressaltou que sua gestão nos próximos cinco anos será guiada por cinco eixos centrais: manter diálogo aberto e profissional com todos os agentes do setor; ampliar o protagonismo da Agência na mediação de conflitos e na busca de soluções rápidas; reforçar a segurança regulatória e a previsibilidade, eliminando entraves burocráticos; assegurar a integridade do processo decisório com base técnica e profissional; e consolidar a ANTAQ como instituição estratégica para o desenvolvimento econômico, pautada pela eficiência, transparência e integridade.

O novo dirigente também destacou desafios adicionais, como aumentar a eficiência portuária, incentivar a navegação interior, avançar na pauta de sustentabilidade, promover a integração entre modais logísticos e explorar, de forma responsável, as oportunidades da inovação tecnológica na regulação do setor.

Segundo ele, a missão da ANTAQ é “garantir o desenvolvimento sustentável do setor aquaviário em benefício da sociedade brasileira, criando um ambiente regulatório equilibrado, que atraia investimentos, fortaleça a competitividade e contribua para a redução do custo logístico nacional”.

O superintendente João Paulo reforçou a importância da relação institucional entre o Porto de Itajaí e a Agência:
“A ANTAQ é um elo essencial para garantir segurança regulatória, previsibilidade e estímulo a investimentos no setor portuário. Temos mantido um diálogo próximo e construtivo, que tem permitido ao Porto de Itajaí avançar em projetos estruturantes e se consolidar como referência nacional em eficiência e competitividade. A posse do novo diretor-geral renova nossa confiança no papel da Agência como parceira estratégica para o desenvolvimento do setor aquaviário brasileiro.”

Aguarde