22 de setembro de 2009
Simulações avaliam a possibilidade de navios de até 304 metros operarem em Itajaí
As empresas Coastal Planning & Engineering do Brasil e Sea Tec Inc realizam de hoje a sexta-feira [25] uma série de simulações para avaliar a possibilidade da atracação de navios de grande porte no Complexo Portuário do Rio Itajaí. Os estudos são desenvolvidos com a utilização de softwares e hardwares com avançada tecnologia e simulam operações [com navios de 304 metros de comprimento e 40 metros de boca e 299 metros de comprimento com 42 metros de boca] em variadas condições de correnteza, maré e vento. Os estudos são feitos com base na última batimetria, realizada no início de setembro. Até agora o maior navio operado no Complexo foi o MSC Cristal, com 277 metros.
“Por meio dessas simulações os práticos que atuam em Itajaí terão plenas condições avaliar a navegabilidade dos canais de acesso interno e externo e bacia de evolução para navios de aproximadamente 300 metros, bem como das restrições que a infraestrutura apresenta para essa categoria de embarcações”, diz o diretor da Coastal Planning, Lindino Benedet. Ele destaca que os estudos também auxiliarão a Autoridade Portuária com relação aos ajustes que devem ser feitos para adequar a infraestrutura aquaviária às novas gerações de navios que começam a trafegar pela costa brasileira a partir de 2010.
O superintendente do Porto de Itajaí, Antônio Ayres dos Santos Júnior, diz que é fundamental o Complexo Portuário estar adaptado à nova realidade da navegação e destaca a importância destes estudos no processo de adaptação. “Os grandes navios começam a aportar em breve nos portos brasileiros e se não estivermos adaptados a eles, estaremos fora do mercado”, avalia o superintendente.
As simulações estão sendo realizadas na sede da Itajaí Práticos e, segundo Benedet, ainda é prematuro traçar qualquer diagnóstico. “No final da tarde de quinta-feira teremos todas as respostas que estamos buscando”, complementa. Os estudos foram contratados pelo Terminal de Contêineres do Vale do Itajaí (Teconvi) e Portonave S/A – Terminais Portuários Navegandes e tem a coordenação da Autoridade Portuária de Itajaí.
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