01 de junho de 2025

Operação do Navio BYD Shenzhen é concluída com eficiência no Porto de Itajaí, neste domingo

Operação do Navio BYD Shenzhen é concluída com eficiência no Porto de Itajaí, neste domingo

O navio da BYD Shenzhen desatracou no Porto de Itajaí na manhã deste domingo (1), às 11h, após quatro dias de operações ininterruptas 24 horas por dia. Com capacidade para embarcar carga roll-on/roll-off (Ro‑Ro), a embarcação descarregou 7.292 veículos elétricos e híbridos – a maior movimentação de veículos da história do Brasil em uma única escala.

A operação foi conduzida sob um rigoroso planejamento de stowage planning, garantindo o sequenciamento ideal de descarga por berço. Utilizamos guindastes mobile harbor cranes (MHC) para otimizar o tempo de turnaround e reduzir ao máximo o laytime. A logística para o escoamento rodoviário contou com operadores de yard posicionados estrategicamente no pátio de veículos, assegurando agilidade na liberação das unidades. Toda a comunicação entre o agente marítimo, a autoridade portuária e os órgãos anuentes seguiu o padrão de compliance do trade portuário.

“A operação no BYD Shenzhen – a maior movimentação de veículos na história portuária nacional – foi realizada com total eficiência em termos de taxa de atracação e produtividade de píer. Isso demonstra a consolidação do Porto Federalizado de Itajaí como um hub portuário de alto valor agregado. Quando assumimos a gestão, herdamos um terminal ocioso; hoje, entregamos uma operação plug-and-play que gera emprego, receita tributária e movimenta o comércio exterior. É o proof‑of‑concept de que este porto volta a ser cinco estrelas em eficiência e competitividade”, afirmou o superintendente João Paulo Tavares Bastos, destacando o efeito multiplicador na cadeia logística.

Além de reafirmar Itajaí como um gateway portuário para cargas de alto valor, esta operação movimentou uma quantidade expressiva de veículos  equivalentes em backhaul logístico: as unidades descarregadas seguirão para centros de distribuição e concessionárias em todo o país via trechos rodoviários. A execução contou com o suporte de rebocadores no canal de acesso, sessão ininterrupta de amarração e desamarração nos cabos de proa e popa, além de monitoramento do calado para assegurar segurança na manobra.

O impacto econômico se estende aos operadores de terminais, despachantes aduaneiros, montadoras e exportadores: a liberação dessa carga de valor agregado incrementa a arrecadação municipal (ISS) e estadual, movimenta o mercado de seguros de transporte e fomenta oportunidades diretas e indiretas para a mão de obra portuária. Nos próximos dias, será publicado o balanço operacional detalhado. Essa performance reforça a retomada do Porto de Itajaí como referência em carga de alto valor e servirá de case no trade portuário brasileiro.

Mais informações sobre os resultados da operação e próximos steps estarão disponíveis em breve.

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