O Porto de Itajaí pode ser incluído em um novo trajeto logístico, a Rota Bioceânica de Capricórnio, uma estrada com mais de 2.400 km que pretende conectar os portos do sul do Brasil aos terminais chilenos. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) recebeu o presidente do Chile, Gabriel Boric, nesta terça-feira (22), em Brasília, tendo como um dos principais tópicos da reunião a nova rota.
A iniciativa, considerada estratégica pelos países envolvidos, visa fortalecer as relações comerciais entre América do Sul e os mercados do Pacífico asiático, ampliando oportunidades para exportação e importação.
A rota atravessa quatro países, Brasil, Paraguai, Argentina e Chile. Ligando diretamente os portos de Santos (SP), Paranaguá (PR), São Francisco do Sul e Itajaí (SC) ao Pacífico.
A expectativa é que a conexão aumente a competitividade das exportações e atraia novos investimentos. Além disso, a iniciativa traz benefícios diretos para a economia local, com a geração de empregos e o fortalecimento das cadeias produtivas da região.