A Autoridade Portuária de Santos – filial de Itajaí (APS-Itajaí) promove, a partir de segunda-feira (24 de fevereiro), um programa de capacitação com os empregados da Superintendência do Porto de Itajaí (SPI), autarquia municipal com o a qual firmou convênio para administração do Porto. O nome do treinamento é “Programa de Capacitação em Governança e Integridade”.
“O Programa de Capacitação em Governança e Integridade para os empregados do Porto de Itajaí é fundamental para alinhar as práticas de governança com os padrões de excelência da Autoridade Portuária de Santos. Este treinamento não apenas cumpre os compromissos estabelecidos nos convênios assinados, mas também prepara a equipe da SPI para elevar o desempenho operacional e a competitividade do porto”, afirma Anderson Pomini, presidente da APS.
A primeira semana, iniciando neste dia 24, será presencial, enquanto as demais terão a formação online. A abertura da capacitação terá a apresentação do Sistema de Integridade da APS, composto pelas unidades de Auditoria Interna; Governança, Riscos e Compliance; Ouvidoria; Corregedoria; e Comissão de Ética.
Na continuação da capacitação, que se estenderá por oito semanas, serão abordados os seguintes temas: Governança Corporativa, Gestão de Riscos, Segurança da informação/Proteção de Dados/Uso de Ativos de TIC (tecnologia da informação e comunicação), Regulamento Interno de Licitações e Contratos, Conflito de Interesse/Prevenção ao Assédio (moral e sexual), Prevenção à Corrupção e Utilização de inteligência artificial.
A promoção de capacitação com os empregados da SPI cumpre o convênio firmado por intermédio do Ministério de Portos e Aeroportos, que passou a administração do Porto de Itajaí para a responsabilidade da APS.