A Autoridade Portuária de Santos, filial Porto de Itajaí (APS-Itajaí), informa que tomará as medidas necessárias para garantir uma passagem segura à tradicional Procissão Fluvial de Nossa Senhora dos Navegantes, que ocorre no próximo domingo, 9 de fevereiro.
Em ofício à Delegacia da Capitania dos Portos de Itajaí, o diretor de Operações da APS, Beto Mendes, comunica sobre o fechamento da barra e explica que os usuários das vias fluviais e operadores portuários serão orientados sobre a restrição de manobras durante o cortejo.
De acordo com Eliane Razera, coordenadora de Operações e Inteligência da Fiscalização do Porto de Itajaí, a estimativa é de que o acesso ao canal seja fechado por cerca de duas horas, entre as 16h e as 18h.
“Todos os dias, desde a confirmação da data da procissão, adicionamos o aviso sobre a restrição ao e-mail de intenção de manobras, que é enviado a todos os terminais”, explica Eliane. “Já na sexta-feira, quando planejamos o sequenciamento de manobras, a previsão conterá a restrição de acesso”, completa.
A procissão, realizada desde 1896, reúne dezenas de embarcações e percorre cerca de 5 quilômetros do Rio Itajaí-Açu, pelo qual passa o canal de navegação do Porto Organizado. Nas margens, milhares de pessoas admiram a passagem de barcos enfeitados com flores, balões e bandeirolas.
A festividade é reconhecida como Patrimônio Imaterial do Município de Navegantes, que leva o nome da padroeira, e do Estado de Santa Catarina. A procissão fluvial ocorre após o término da Santa Missa, celebrada às 15h pela Paróquia Santuário Nossa Senhora dos Navegantes.