23 de janeiro de 2025

Serviços portuários em Itajaí já funcionam como filial da APS

Serviços portuários em Itajaí já funcionam como filial da APS

Sob administração da Autoridade Portuária de Santos (APS) desde o dia 2 de janeiro último, o Porto Organizado de Itajaí já funciona como filial da APS. Contas a pagar e a receber agora devem seguir as diretrizes da APS.

Em relação aos serviços prestados pelo Porto, a APS informa que adota a Resolução Normativa Antaq nº 61/2021. Por exemplo, em caso de atraso no pagamento, a APS envia, no dia útil seguinte ao após o vencimento, um comunicado via e-mail, solicitando a quitação ou a comprovação do pagamento. Caso não haja a quitação, em 90 dias, há o protesto do débito e adoção de medidas administrativas e/ou judiciais.

Os usuários em débito junto à APS serão suspensos e terão os serviços, operações ou fornecimentos interrompidos se houver o acúmulo de três ou mais faturas vencidas ou uma vencida por mais de 90 dias.

Notas fiscais

Já a prestação de serviços para a APS filial Itajaí agora necessita da discriminação dos impostos nas notas fiscais. As empresas devem detalhar as alíquotas e valores dos impostos.   

A exigência se deve à Instrução Normativa da Receita Federal Brasil (IN RFB) de nº 1.234/2012, que disciplina a retenção de tributos na fonte por parte das empresas públicas federais.  

Assim, destacam-se as seguintes providências: 

- As alíquotas e valores dos impostos devem ser destacados nas notas fiscais: 5,85% para venda, 9,45% para serviços e 7,05% para serviços de transportes. INSS e ISS também devem ser destacados se houver retenção, com o respectivo código do DARF;

- Caso o serviço prestado inclua cessão de mão de obra, também haverá a retenção de 11% do INSS, conforme previsão legal da IN RFB 2.110/2022;

- O ISS será retido de acordo com o Código Tributário Municipal no local do serviço prestado; 

- A IN RFB 1.234/2012 prevê que não haverá retenção para empresas optantes do Simples Nacional, bem como entidades sem fins lucrativos, mediante apresentação de declaração, cujo modelo pode ser baixado nestes links:

As situações específicas de retenções serão analisadas individualmente pelo Setor de Contas a Pagar da Gerência de Contabilidade. 

----------------------------------------------------------------

Informações: Ivan tel. (13) 3202-6565 ramal 2181

Autor: Paulo Silveira/Luiz Damasceno

Aguarde