07 de janeiro de 2025

APS indica advogado André Bonini para gestor interino do Porto de Itajaí.

APS indica advogado André Bonini para gestor interino do Porto de Itajaí.

APS indica advogado André Bonini para gestor interino do Porto de Itajaí.

Bonini é chefe de gabinete da presidência da APS.

A Autoridade Portuária de Santos (APS), empresa responsável pela infraestrutura pública dos Portos de Santos e Itajaí, indicou para superintendente interino do porto catarinense o advogado André Leme da Silva Fleury Bonini, superintendente da chefia de gabinete da APS. A indicação foi aceita e oficializada nesta segunda-feira (06) pela Prefeitura de Itajaí.

Bonini está na APS há pouco menos de um ano e, desde a decisão do Ministério de Portos e Aeroportos (MPor) de passar a gestão do Porto Organizado de Itajaí para a APS, foi designado pelo presidente da APS, Anderson Pomini para atuar na transição da administração: “O Bonini é uma pessoa da minha confiança e conta também com o apoio do ministro Sílvio Costa Filho para esta missão”, afirma Pomini.

A nomeação pela Prefeitura de Itajaí se deve ao Convênio Operacional firmado entre a Superintendência Portuária de Itajaí, autarquia municipal gestora do Porto até 2024, e APS, pela qual as duas equipes passam a atuar conjuntamente nos levantamentos necessários à transição, manutenção de pessoal e empregos, contratos administrativos e licenças diversas de operação. 

A indicação de Bonini é de caráter técnico, pois há necessidade de nomeação de gestores para o Porto, uma vez que, com o fim da administração municipal, os então responsáveis foram exonerados e vários contratos ficaram sem gestão. A indicação dos novos profissionais é necessária para evitar a paralisação de obras e de serviços necessários para o adequado funcionamento da atividade portuária em Itajaí. 

A APS assumiu a gestão do Porto de Itajaí no último dia 02 de janeiro, e instituiu uma Comissão de Transição, composta por três superintendentes do Porto de Santos e liderada pelo Diretor de Desenvolvimento de Negócios e Regulação da APS, Gustavo Salvador Pereira, que terá papel fundamental no desenvolvimento das ações portuárias em conjunto com a equipe da SPI, sendo responsável por acompanhar os procedimentos estratégicos, táticos e operacionais, bem como para administrar eventuais intercorrências. 

A APS é responsável pela administração e gestão financeira do Porto de Itajaí e irá repassar valores para pagamento dos empregados da SPI. 

Segue o currículo do novo gestor: André Bonini é advogado e doutorando em Administração na Universidade de São Paulo (FEA/USP). É mestre em Economia pelas Universidades Paris I - Sorbonne e PUC/SP. Possui MBA em Mercados Derivativos (BMFBOVESPA); em Gestão Estratégica de Projetos (FGV); em Compliance e Integridade Corporativa (PUC/MG) e é especialista em Gestão Pública (UNIMEP). É pesquisador e congressista sobre os temas “aglomeração espacial da atividade industrial” e “avaliação de desempenho organizacional de empresas”. 

Teve passagem por quatro anos na docência universitária: na pós-graduação da PUC/SP e na graduação da UNIP. Desde 2022 é professor associado dos cursos de MBAs da USP/ESALQ e USP/EACH. Possui título de Conselheiro de Administração certificado pelo IBGC, tendo atuado por dois anos em Conselho de empresa pública de São Paulo/SP. 

Com mais de 20 anos de carreira dedicados à Gestão de Projetos, já atuou como Project Management Officer (PMO) na iniciativa privada e na gestão pública. Possui vivência no ciclo PDCA de diversos projetos simultâneos, integrando setores, processos, sistemas e pessoas, com inovação e criatividade. Possui experiência em ações de empreendedorismo, na elaboração de Plano de Negócios e na condução de Planejamento Estratégico, pautados na austeridade financeira, no alto grau de conformidade e no uso intensivo de novas tecnologias.  

Possui como principal competência a cocriação de projetos complexos – muitas vezes partindo do absoluto nada – estruturado no conceito ESG e com atenção focada no treinamento e desenvolvimento profissional da equipe, com forte gestão de riscos e amplo relacionamento com todos os stakeholders. 
Fazendo uma breve linha do tempo: em Limeira/SP, já foi assessor e chefe de gabinete na Câmara de Vereadores; e, Diretor de Relações Internacionais na Prefeitura. Em São Paulo, atuou no mercado financeiro (líder de equipe de software de alta frequência) e foi Chefe da Assessoria Técnica na Secretaria Municipal de Justiça da Prefeitura, onde trabalhou na administração internada pasta e na estruturação de governança e compliance de megaprojetos que envolviam o setor privado e o governo. Foi Gerente Geral na SPNegócios – Agência de Promoção de Investimentos e Exportação do município de São Paulo. Na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo foi Assessor Jurídico responsável pelo trabalho parlamentar e legislativo. Atuou por 2 anos como Superintendente Geral na OAB/SP e atualmente é superintendente na Autoridade Portuária de Santos. Ainda é palestrante e consultor em temas referentes ao Planejamento Estratégico, Gestão de Projetos, Liderança e Integração de Equipes.

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