21 de outubro de 2024

Movimentação de Cargas no Complexo Portuário do Rio Itajaí-Açu em setembro.

Movimentação de Cargas no Complexo Portuário do Rio Itajaí-Açu em setembro.

Itajaí, 21 de outubro de 2024.

Superintendência do Porto de Itajaí – SPI.

Secretaria Geral de Comunicação Social – SECOM.

Movimentação de Cargas no Complexo Portuário do Rio Itajaí-Açu em setembro.

Novo impulso para o Porto de Itajaí com a JBS iniciando operações em outubro e prometendo crescimento nas movimentações.

No mês de setembro, o Complexo Portuário do Rio Itajaí-Açu registrou um impressionante volume total de movimentação de cargas com 1.221.713 toneladas. Deste montante, 623.918 toneladas foram destinadas à exportação e 597.795 toneladas à importação. No acumulado do ano, de janeiro a setembro, o Complexo Portuário movimentou um total de 10. 192.825 toneladas.

Em termos de operações de contêineres/TEU’s (unidade equivalente a um contêiner de 20 pés), foram movimentados 102.721 TEU’s em setembro, totalizando 932.951 TEU’s no acumulado do ano.

No que se refere às operações com navios, o mês de setembro contabilizou 68 atracações, distribuídas da seguinte forma: 38 no Terminal de Uso Privado (TUP) Portonave, 10 no Porto de Itajaí, 03 no TUP TEPORTI, 06 no TUP Barra do Rio. Em setembro, não houve qualquer movimentação registrada tanto na TUP Braskarne quanto na TUP Poly Terminais.

Especificamente no Porto de Itajaí, a movimentação total de cargas alcançou 109.176 toneladas em setembro, acumulando 349.426 toneladas no ano. No Terminal Portonave (Porto de Navegantes), a movimentação em setembro somou 1.095.988 toneladas e 101.449 TEU’s.

As manobras nas áreas das Bacias de Evolução 01 e 02 totalizaram 68 giros no nono mês do ano, sendo 24 giros na Bacia da Evolução 01 - em frente aos berços do Porto de Itajaí - e 24 na Bacia 02 - Baia Afonso Wippel no Saco da Fazenda - e, outras 20 manobras nos terminais a montante. No acumulado do ano, de janeiro a setembro, foram registrados 615 giros nas áreas de bacia.

Em relação aos demais Terminais de Uso Privado, a Braskarne registrou um movimento total de 19.837 toneladas, enquanto o terminal Teporti movimentou 16.549 toneladas no mesmo período.

Em setembro, o Porto de Itajaí recebeu diversos navios, reforçando sua relevância no comércio marítimo internacional. Entre os destaques estão o Chilpol Chagan, Evangelia L, Discoverer, Lausanne, Sea Treasure, Kalamata VII, Maersk Lota e MSC Illinois VII, responsáveis por operações variadas de carga e descarga. Além deles, o navio Cheseapeake Highway, especializado no sistema Roll On Roll Off, também atracou no porto, facilitando o transporte de veículos e cargas rodantes, contribuindo para o aumento do fluxo de mercadorias no mês.

Empolgado com as novas operações, o Superintendente do Porto de Itajaí, Fábio da Veiga, celebrou o início das atividades da JBS em outubro:

"Com a JBS Terminais oficialmente assumindo os berços 01 e 02, marcamos o começo de uma nova fase. A partir de agora, teremos um crescimento expressivo nas movimentações, impulsionando o porto a atingir novos patamares de eficiência. Estamos confiantes de que, com essa parceria, o Porto de Itajaí retoma sua capacidade plena, consolidando-se como um dos principais hubs logísticos do país", conclui Fábio.

Obs.: O relatório completo de estatísticas referente ao mês de setembro de 2024 pode ser conferido no link abaixo:

https://www.portoitajai.com.br/estatistica-de-setembro-de-2024

Mais informações:

*Fábio da Veiga – Superintendente do Porto de Itajaí.

*Revisão de Dados Estatísticos:  Eliane Razera – Coordenadora de Operações e Inteligência da Fiscalização (47) 3341-8034.

*Texto: Matheus Souza - Estagiário SECOM/SPI (47) 3341-8067.

*Fotos: Matheus Souza (SECOM/SPI) e Iris Furlanetto (COINT/SPI).

Autor: Luciano Sens

Aguarde