17 de abril de 2023

Conselho de Autoridade Portuária (CAP) realizou 3ª Reunião Ordinária

Conselho de Autoridade Portuária (CAP) realizou 3ª Reunião Ordinária

Itajaí, 17 de abril de 2023.

Superintendência do Porto de Itajaí – SPI.

Secretaria Geral de Comunicação Social – SECOM.

Conselho de Autoridade Portuária (CAP) realizou 3a Reunião Ordinária

Encontro ocorreu na sede da Superintendência confirmando novas datas para as próximas reuniões neste ano.

 

Na sexta-feira (14), ocorreu a 3a Reunião Ordinária com os membros do Conselho da Autoridade Portuária (CAP), na sede da Superintendência do Porto de Itajaí (Autoridade Portuária).

Em pauta, destaque quanto a posse de um dos conselheiros, tratativas acerca da gestão do Porto de Itajaí, revisão de contratos de manutenção e exigências do convênio. Ainda durante a reunião, foi apresentado pelo Diretor Geral de Administração e Finanças, Ronaldo Camargo Souza, sobre o relatório de movimentação do complexo, balanço da última temporada de Cruzeiros marítimos (2022/2023), entre outros tópicos como infraestrutura portuária, atual situação dos serviços de dragagem e o processo de Desestatização.

O CAP é um órgão de caráter “consultivo’’, organizado pela Superintendência, com participação direta nas decisões administrativas, técnicas, operacionais e comerciais dos portos e entidades ligadas a eles.

O CAP é composto por representantes das três esferas: Federal, Estadual e Municipal, contando ainda com a participação de representantes dos operadores portuários, servidores e usuários dos serviços do porto.

A terceira reunião buscou abrir espaço à comunidade e constituir o conselho de forma bimestral:

“O calendário das próximas datas já está definido, e a comunidade é convidada a se inscrever por meio de duas oportunidades, por reunião trazendo questionamentos ou opiniões que possam contribuir para o melhor desenvolvimento do atual conselho”, aponta Flavia Nico Vasconcelos, Coordenadora Geral de Descentralização e Convênios, e atual presidente do CAP.

Compondo a mesa de membros do conselho estiveram representantes da Superintendência do Porto de Itajaí (Autoridade Portuária), da Secretaria Nacional de Portos e Transportes Aquaviários (SNPTA), Unidade de Vigilância Agropecuária Internacional (MAPA/VIGIAGRO), Receita Federal do Brasil (RFB), Marinha do Brasil. Ao representar a Federação Nacional dos Conferentes e Consertadores de Carga e Descarga (FENCCOVIB), nesta terceira reunião, Jorge R. D Maia foi empossado como novo membro do conselho.

A última reunião ordinária aconteceu em 29 de novembro de 2022. O Superintendente do Porto de Itajaí, Fábio da Veiga, havia pronunciado que as reuniões seriam bimestrais tendo como convidados, representantes de cada um dos terminais, onde participariam ainda importadores e exportadores, na intenção de retomar o protagonismo do CAP enquanto conselho consultivo.

“A intenção do conselho é solucionar cada vez mais os eventuais problemas que surgem com a ajuda dos integrantes. E nós, resolvendo muitas coisas, como as questões de melhoria estrutural, por exemplo, para, tão logo, o Porto de Itajaí retornar com os armadores de contêineres e tudo esteja devidamente preparado”, apontou o Superintendente do Porto de Itajaí, Fábio da Veiga.

As próximas reuniões ordinárias do Conselho da Autoridade Portuária continuam sendo realizadas no auditório da Superintendência do Porto de Itajaí, e estão previstas para acontecerem durante o período matutino, entre 09:00 e 10:00 horas, nos dias 26 de maio, 28 de julho, 29 de setembro e 24 de novembro.

Nesta terceira reunião do CAP, constatamos que houve maior participação da comunidade portuária de Itajaí, de Terminais Portuários e da classe política. A Intenção é tornar nossas reuniões cada vez mais públicas, e, com a participação maior da sociedade, já que estamos em momento de transição do Porto, onde envolve diretamente a atuação dos nossos trabalhadores e moradores do município. O Superintendente abrangeu ainda durante a reunião, questões atuais do nosso Porto, destacando sobre atuais Convênios, Contratos, Movimentações, alfandegamento, processo de Desestatização, entre outras questões que envolvem a operação portuária e participação ativa da Receita Federal, Marinha, VIGIAGRO, MAPA, ANTAQ, SNPTA, Sindicatos dos Trabalhadores Portuários, e demais órgãos intervenientes. Minha expectativa para as próximas reuniões é que tenhamos cada vez mais participantes, conclui Cristina Costa Biu, secretária do Conselho.

Mais informações:

*Fábio da Veiga – Superintendente do Porto de Itajaí

* Cristina Costa Biu – Sec. Executiva do CAP de Itajaí

*Texto: Luciano Mesadri Giorgi - Estagiário da SECOM/SPI (47) 3341-8095

*Fotos: Luciano Sens – Sec. Geral de Comunicação Social

Autor: Luciano Sens

Aguarde