Superintendência do Porto de Itajaí – SPI
Secretaria Geral de Comunicação Social – SECOM
Superintendente do Porto de Itajaí recebe representantes de empresa fabricante de aço
Originária da Rússia, metalúrgica tem 17 anos de fundação e conta com uma base na América Latina
Nesta quarta-feira, 15, o Superintendente do Porto de Itajaí, Fábio da Veiga, recebeu a visita de representantes de mais uma empresa na sede da Autoridade Portuária, afim de conhecer sobre como são realizadas as operações de embarque e desembarque no Porto de Itajaí, movimentações em geral, e também, com a finalidade de conhecer mais sobre o potencial econômico e de diversas áreas da cidade de Itajaí e demais municípios na região da AMFRI.
Na oportunidade, o Diretor Geral da empresa com unidade na América Latina (Colômbia), Artem Timoshin, fez uma ampla explanação e histórico da empresa metalúrgica originária da Rússia, a Abinsk Electric Steel Works.
O encontro contou ainda com a presença dos Diretores da SC Portos, Antonio Carlos Guimarães e João Ricardo Chaves.
Durante o encontro, destaque para uma possibilidade futura, da empresa Abinsk Electric Steel Works, por meio da operadora, a SC Portos, realizar os serviços de exportação e importação de aço pelo porto de Itajaí.
“No atual momento em que estamos passando, para o porto de Itajaí, seria uma excelente oportunidade agregarmos ainda mais este tipo de operações de carga geral, ao qual o porto já é referência. A fabricação e pós produção de aços em geral, cada vez mais cresce, e, o Brasil, já está entre os dez maiores produtores de aço no mundo. Tanto para exportação e importação, temos eficiência e capacidade de atender estes serviços”, destacou Fábio da Veiga, Superintendente do Porto de Itajaí.
Com base em informações, atualmente a empresa A Abinsk Electric Steel Works é uma empresa fabricante de produtos metalúrgicos com instalações de produção, localizada na cidade de Abinsk , Krasnodar Krai (Rússia).
Fundada no ano de 2006, a empresa é composta por cinco instalações de produção (aciaria , laminação , ferragens, oxigênio e produção de cal), no qual estão interligadas dentro de uma mesma cadeia tecnológica. Oficinas de infraestrutura e departamentos de gerenciamento também fazem parte da fábrica.
Atualmente, a Oficina realiza a fundição de diversos tipos de aço. A produção anual da Abinsk Electric Steel Works é de cerca de 1.500.000 toneladas de aço. A produção da Laminação inclui produtos laminados grandes e pequenos, bem como fio-máquina.
Sua capacidade de produção anual é de cerca de 1.100 toneladas de produtos laminados. A linha de produção de ferragens da AESW opera na Steel Wire Shop com capacidade de produção anual de 85.000 toneladas de arame de aço. A capacidade de produção anual da Planta de Oxigênio da AESW é de 110.000 toneladas de oxigênio líquido, a empresa também produz argônio líquido (5.600 toneladas por ano) e nitrogênio (4.500 toneladas por ano).
Mais informações:
*Fábio da Veiga – Superintendente do Porto de Itajaí.
*Texto e Fotos: Luciano Sens – Sec. Geral de Comunicação Social - SECOM/SPI (47) 3341-8095.
Autor: Luciano Sens