10 de fevereiro de 2023

Porto de Itajaí antecipa 1ª linha de carga de contêineres em 2023

Porto de Itajaí antecipa 1ª linha de carga de contêineres em 2023

Itajaí, 09 de fevereiro de 2023

Superintendência do Porto de Itajaí – SPI

Secretaria Geral de Comunicação Social – SECOM

Porto de Itajaí antecipa 1ª linha de carga de contêineres em 2023

Novas linhas estão previstas para os próximos meses

Nesta quinta-feira (09), o Porto de Itajaí recebeu a primeira embarcação com carga de contêineres deste ano com o navio Theodor, operado pelo armador panamenho CTM.

A embarcação possui de 160,83 metros de comprimento por 25,52 metros de largura. A atracação estava programada para amanhã, sexta-feira (10), porém, sua vinda foi antecipada para esta quinta-feira, 09.  Sua atracação foi realizada no berço 02 da APMT (Área A).

Com procedência de Paranaguá (PR), a embarcação por meio de suas operações, desembarcou 251 toneladas em contêineres vazios e encerrada sua movimentação no cais da APMT seguirá, seu trajeto marítimo para o Porto de Santos (SP), ainda nesta quinta-feira.

Essa rota prevê atracações em três portos brasileiros e também em Montevidéu, no Uruguai; Cartagena, na Colômbia; Santiago de Cuba e Mariel, em Cuba. As cargas que deverão ser movimentadas, são produtos alimentícios e cargas refrigeradas.

O Superintendente do Porto de Itajaí, Fábio da Veiga, afirma que outras linhas retornarão ao terminal nos próximos meses. A expectativa é movimentar cerca de 15 mil contêineres até o final do próximo mês, em março:

“Essa foi a primeira linha de tantas outras que estarão retornando ao longo dos próximos meses. A movimentação prevista para o Porto de Itajaí, é de movimentar 15 mil contêineres até o final de março. Outra linha pela Maersk também será divulgada tão logo. Isso demonstra que em breve, conseguiremos superar as inseguranças jurídicas causadas pelo processo de desestatização. A viagem que realizamos no último mês para Seul, na Coréia do Sul, foi justamente para trazer uma linha que já operava no Porto de Itajaí no ano passado, e, até o momento, apenas estamos aguardando a aprovação deste contrato e, com isso, retornando também em breve com suas operações. A previsão para o segundo semestre é de movimentar entre 25 e 28 mil contêineres”, conclui Fábio da Veiga.

Junto com o Superintendente Fabio da Veiga, que estiveram em Seul, na Coreia do Sul, para a retomada da linha em Itajaí, participaram do encontro o Diretor Superintendente da empresa arrendatária - APM Terminals, Aristides Russi Júnior e o Secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico, Thiago Morastoni, onde conversaram com executivos da empresa Hyundai Merchant Marine para ajustar e a retomada de linhas para o terminal de Itajaí.

“A chegada dessa nova linha marca a retomada na movimentação de contêineres no Porto de Itajaí. A administração municipal e a APM Terminals, permanecerá trabalhando seriamente para que novas linhas venham ao nosso porto. No final do ano passado, o Governo Federal não concluiu o leilão previsto para determinar o novo operador portuário para as próximas décadas, resultando em toda essa instabilidade. Num esforço conjuntos, estamos todos confiantes para a retomada da movimentação nos próximos meses”, conclui o Prefeito de Itajaí, Volnei Morastoni.

Mais informações:

*Fábio da Veiga – Superintendente do Porto de Itajaí.

*Texto: Bianca Luca - Estagiária SECOM/SPI (47) 3341-8095.

*Fotos: Marcos Porto – SECOM/PMI

Autor: Luciano Sens

Aguarde