Itajaí, 09 de fevereiro de 2023
Superintendência do Porto de Itajaí – SPI
Secretaria Geral de Comunicação Social – SECOM
Porto de Itajaí antecipa 1ª linha de carga de contêineres em 2023
Novas linhas estão previstas para os próximos meses
Nesta quinta-feira (09), o Porto de Itajaí recebeu a primeira embarcação com carga de contêineres deste ano com o navio Theodor, operado pelo armador panamenho CTM.
A embarcação possui de 160,83 metros de comprimento por 25,52 metros de largura. A atracação estava programada para amanhã, sexta-feira (10), porém, sua vinda foi antecipada para esta quinta-feira, 09. Sua atracação foi realizada no berço 02 da APMT (Área A).
Com procedência de Paranaguá (PR), a embarcação por meio de suas operações, desembarcou 251 toneladas em contêineres vazios e encerrada sua movimentação no cais da APMT seguirá, seu trajeto marítimo para o Porto de Santos (SP), ainda nesta quinta-feira.
Essa rota prevê atracações em três portos brasileiros e também em Montevidéu, no Uruguai; Cartagena, na Colômbia; Santiago de Cuba e Mariel, em Cuba. As cargas que deverão ser movimentadas, são produtos alimentícios e cargas refrigeradas.
O Superintendente do Porto de Itajaí, Fábio da Veiga, afirma que outras linhas retornarão ao terminal nos próximos meses. A expectativa é movimentar cerca de 15 mil contêineres até o final do próximo mês, em março:
“Essa foi a primeira linha de tantas outras que estarão retornando ao longo dos próximos meses. A movimentação prevista para o Porto de Itajaí, é de movimentar 15 mil contêineres até o final de março. Outra linha pela Maersk também será divulgada tão logo. Isso demonstra que em breve, conseguiremos superar as inseguranças jurídicas causadas pelo processo de desestatização. A viagem que realizamos no último mês para Seul, na Coréia do Sul, foi justamente para trazer uma linha que já operava no Porto de Itajaí no ano passado, e, até o momento, apenas estamos aguardando a aprovação deste contrato e, com isso, retornando também em breve com suas operações. A previsão para o segundo semestre é de movimentar entre 25 e 28 mil contêineres”, conclui Fábio da Veiga.
Junto com o Superintendente Fabio da Veiga, que estiveram em Seul, na Coreia do Sul, para a retomada da linha em Itajaí, participaram do encontro o Diretor Superintendente da empresa arrendatária - APM Terminals, Aristides Russi Júnior e o Secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico, Thiago Morastoni, onde conversaram com executivos da empresa Hyundai Merchant Marine para ajustar e a retomada de linhas para o terminal de Itajaí.
“A chegada dessa nova linha marca a retomada na movimentação de contêineres no Porto de Itajaí. A administração municipal e a APM Terminals, permanecerá trabalhando seriamente para que novas linhas venham ao nosso porto. No final do ano passado, o Governo Federal não concluiu o leilão previsto para determinar o novo operador portuário para as próximas décadas, resultando em toda essa instabilidade. Num esforço conjuntos, estamos todos confiantes para a retomada da movimentação nos próximos meses”, conclui o Prefeito de Itajaí, Volnei Morastoni.
Mais informações:
*Fábio da Veiga – Superintendente do Porto de Itajaí.
*Texto: Bianca Luca - Estagiária SECOM/SPI (47) 3341-8095.
*Fotos: Marcos Porto – SECOM/PMI
Autor: Luciano Sens