Itajaí, 15 de Dezembro de 2022
Superintendência do Porto de Itajaí – SPI
Secretaria Geral de Comunicação Social – SECOM
Porto de Itajaí recebe sua 10ª atracação de navio ROLL ON ROLL OFF
Mais de 6 mil veículos importados já desembarcaram pelo terminal
O Porto de Itajaí recebeu a 10ª atracação de navio na modalidade Roll On Roll Off, nesta segunda-feira (12), com a embarcação "CANADIAN HIGHWAY”. O navio atracou no cais público (berço 03), trazendo a bordo 351 veículos importados da montadora alemã BMW.
De acordo com a Coordenadoria de Operações da Superintendência do Porto de Itajaí, o peso total dos veículos que foram transportados neste desembarque foi de 591 toneladas.
Com procedência do Porto de Santos (SP), e bandeira do Panamá, a embarcação desta semana possui 199,97 metros de comprimento por 32,26 metros de boca (largura). Ao desatracar e após encerrar todos os desembarques dos veículos, seguiu seu destino marítimo ao porto de Zarate, localizado na Argentina.
A soma das 10 atracações realizadas com navios Roll On Roll Off, iniciadas em 16 de março de 2022, totalizaram até o momento, 6.684 veículos desembarcados no Porto de Itajaí, com a soma geral de 12.753 toneladas.
Em de março de 2022 o Porto de Itajaí retornou com a modalidade Roll On Roll Off, após dois anos sem operações do tipo.
“A décima atracação comprova o sucesso que foi o retorno das operações desta modalidade. Cada mês chega um novo navio com carros de montadoras nacionais e internacionais.
Após serem retirados, são transportados para evitar avarias, deslocados para cegonheiras e enviados para uma nova concessionária. A distribuição é feita para toda a região de Santa Catarina e estados vizinhos”, destaca o Superintendente do Porto de Itajaí, Fábio da Veiga.
A última atracação desta modalidade ocorreu com o navio Califórnia Highway, em 22 de novembro, trazendo a bordo veículos das marcas BMW e General Motors (GM).
O "Canadian Highway” pertence à companhia de transporte oceânico do Armador K-LINE. Conforme a quantia de veículos a serem desembarcados, o processo de descida dos carros até o pátio, por meio destas operações, pode levar até cinco horas aproximadamente. Nesta operação, as manobras de desembarque de veículos aconteceram em período noturno.
O procedimento segue com a desatracação e o deslocamento dos veículos para os pátios da ValePort e do Recinto Alfandegado Contíguo (RAC), onde ocorre a vistoria. Posteriormente, os automóveis embarcam em caminhões cegonheira, podendo seguir destino a concessionárias de outra cidade ou estado do Brasil.
Mais informações:
*Fábio da Veiga – Superintendente do Porto de Itajaí.
*Texto: Luciano Mesadri - Estagiário SECOM/SPI (47) 3341-8095.
*Fotos (diurnas): Arthur Maciel – Estagiário da COSEG/SPI (47) 3341-8060
*Fotos (noturnas): SC Portos.
Autor: Luciano Sens