18 de agosto de 2009

Complexo Portuário ganha produtividade

A Delegacia da Capitania dos Porto de Itajaí homologou, na sexta-feira [14], atualização dos parâmetros de operação portuária para os terminais Porto de Itajaí e Terminal Navegantes baseados em batimetria apresentada em 10 de agosto: O documento homologa a profundidade de 10,3 metros para a área compreendida entre a bacia de evolução até o Ferry Boat; de 10,5 metros no trajeto entre o Ferry Boat e o farolete 10 [antigo farolete 4]; e de 10,8 metros do farolete 10 até as bóias 1 e 2. “O levantamento batimétrico realizado na última semana comprova que a profundidade mínima teve um ganho de 30 centímetros, o que representa um ganho de 2 mil toneladas de carga a mais por navio”, informa o superintendente do Porto de Itajaí, Antonio Ayres dos Santos Júnior. A Diretoria Técnica informa que esse ganho deveu-se a execução de sucessivas campanhas de dragagem realizadas pela Draga Iguazu, contratada pela Autoridade Portuária de Itajaí já há alguns anos para fazer a manutenção da profundidade do canal de acesso e bacia de evolução do complexo. “Percebeu-se então boas melhorias nas profundidades junto a saída da barra e bacia de evolução, pontos esses vulneráveis em sondagens anteriores”, informa o diretor técnico, André Pimentel. A Iguazu iniciou a dragagem em 15 de julho, após a draga Copacabana [de propriedade da Bandeirantes Dragagem, do Rio de Janeiro] ter sido contratada para realizar o trabalho e o abandonado por falta de condições técnicas. O equipamento vai continuar na dragagem do canal de acesso e de alguns pontos vulneráveis da bacia de evolução, até que uma embarcação maior esteja disponível no mercado para concluir o serviço. Segundo o diretor comercial do Porto de Itajaí, Robert Grantham, "de forma gradativa o complexo portuário vai recuperando sua capacidade operacional, oferecendo aos armadores internacionais condições ideais para suas operações”. Grantham diz que a questão da dragagem é um dos problemas que a Autoridade Portuária de Itajaí está conseguindo enfrentar com sucesso, dando respostas práticas. “Nossa meta é dotar o Complexo Portuário de Itajaí com profundidade de 14 metros, possibilitando aos armadores atracar em Itajaí navios maiores e mais modernos”, afirma o diretor.

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