Itajaí, 31 de Outubro de 2022.
Superintendência do Porto de Itajaí – SPI.
Secretaria Geral de Comunicação Social – SECOM/SPI.
Autoridade Portuária e Município de Itajaí reúnem se com representantes da Mão de Obra e Dirigentes do Grupo CTIL
Processo sobre arrendamento transitório (Seletivo Simplificado) foi debatido
Nesta manhã de segunda-feira, (31), o Prefeito de Itajaí em Exercício, Marcelo Sodré, juntamente com o Superintendente do Porto de Itajaí, Fábio da Veiga, e demais membros de Diretoria da Autoridade Portuária, receberam na sala de reuniões da prefeitura, a visita do presidente da Intersindical dos Trabalhadores Portuários de Itajaí, Ernando João Alves Correio, e também os representantes de alguns sindicatos de classe que atuam no porto de Itajaí, entre eles, estavam dos Estivadores, Bloco, Vigias e Consertadores.
Na última sexta-feira, 28, o Município de Itajaí, juntamente com a Superintendência, atendeu a um pedido por parte dos trabalhadores portuários, afim de agendar uma reunião nesta manhã para esclarecer sobre como estão os avanços acerca do processo Seletivo Simplificado, quanto ao contrato de arrendamento transitório da área operacional “A”, que compreende os berços 01 e 02.
A pedidos ainda dos representantes da mão de obra, participaram Dirigentes do Grupo Logístico CTIL, cuja empresa foi a vencedora do certame, por meio de Edital, e, que agora com base no processo, aguarda a autorização oficial por parte da ANTAQ a assinatura definitiva para operar no Porto de Itajaí, a partir de 01º de janeiro de 2023.
Todos os representantes da mão de obra que participaram da reunião, puderam fazer questionamentos aos membros da empresa CTIL. Entre as indagações, sobre a vinda de embarcações por meio de operações de contêineres e de carga geral na área arrendada, prazo de homologação oficial por parte da ANTAQ ao qual irá credenciar a CTIL a estar apta para operar no porto de Itajaí, alfandegamento da área arrendada, situação da permanência dos equipamentos operacionais da atual arrendatária, incremento e busca por novas linhas.
Entre outros assuntos comentados, destaque ainda quanto ao processo de Desestatização do Porto de Itajaí, e também sobre a situação atual da empresa arrendatária, que, de acordo com seu contrato operacional, encerra em 31 de dezembro deste ano.
Na oportunidade, o Executivo do Grupo CTIL, Thomas Lima, fez uma explanação quanto a capacidade operacional que a empresa terá quando assumir as operações a partir de janeiro, e colocou-se à disposição dos trabalhadores, deixando um canal aberto afim de unir forças, objetivando e garantindo estabilidade econômica com bom desempenho para 2023.
Mais informações:
Fábio da Veiga – Superintendente do Porto de Itajaí.
*Texto e Fotos: Luciano Sens – Sec. Geral de Comunicação Social SECOM/SPI (47) 3341-8067.
Autor: Luciano Sens