21 de julho de 2022

Porto de Itajaí realiza curso de fiscalização de manipulação e transporte de cargas perigosas

Porto de Itajaí realiza curso de fiscalização de manipulação e transporte de cargas perigosas

Itajaí, 21 de Julho de 2022.

Superintendência do Porto de Itajaí – SPI.

Secretaria Geral de Comunicação Social – SECOM.

Porto de Itajaí realiza curso de fiscalização de manipulação e transporte de cargas perigosas

Medidas de segurança são estabelecidas pela NR-29.

Nesta quinta-feira (21), ocorre a penúltima palestra de Fiscalização Preventiva, de Cuidado com Produtos Perigosos, realizado no Auditório da Superintendência do Porto de Itajaí (Autoridade Portuária). O objetivo da audiência é assegurar aos trabalhadores portuários a competência de agir em situação de emergência, seguindo normas estabelecidas pela NR-29 (Norma Regulamentadora).

Atuando em paralelo e conformidade com o Plano de Controle e de Emergência (PCE), a NR-29, tem o objetivo de prever ações em terra e a bordo, onde devem conter procedimentos de emergência, primeiros socorros e atendimento médico, constando para cada classe de risco a respectiva ficha, em locais de operação ou manuseio de produtos perigosos.

O curso iniciou na segunda-feira, 18, e encerrou nesta quinta-feira, 21, sendo promovido em períodos matutino e vespertino.

A etapa inicial do curso foi ministrada por Almir Vieira, Instrutor de Fiscalização de Produtos Perigosos, convidado em comprimento à Norma de Transporte Hidroviário, NR29, que dá qualificação para os agentes portuários na movimentação de produtos perigosos. Outros agentes e instituições estiveram presentes durante a apresentação da palestra.  O palestrante João Silvestre, da Empresa Dracares Ambipar, também palestrou ao longo da semana.

Em razão do Porto de Itajaí manipular todo o tipo de carga e, muitas delas, nocivas aos operadores, é necessário a compreensão teórica e prática de normas que ditem sobre como lidar com estes tipos de contêiner. Principalmente, caso alguma dessas cargas enfrentem problemas na hora de serem carregadas e descarregadas junto às áreas alfandegadas.

“O foco do curso é a parte de legislação e atendimento de emergência com produtos perigosos, tomada para minimizar os possíveis danos à pessoa, trabalhadores portuários, ao estabelecimento, bem como o rápido acionamento da equipe de intervenção, mas também a estrutura do Estado que nós temos hoje na Secretaria da Defesa Civil, que é Comissão Estadual Para Atendimento de Emergência, envolvendo produtos químicos perigosos”, conclui o instrutor Almir Vieira.

Paralelamente, a ação também incentivou a discussão e o pensamento crítico dos integrantes, ao verificar hipóteses de irregularidade no transporte de produtos perigosos, a exemplo de problemas de documentação e de transporte. Trazendo a importância de mais pessoas estarem aptas a desenvolver este serviço de forma adequada, atenta e a fim de minimizar possíveis irregularidades que podem gerar acidentes futuros.

“Realizamos o curso para capacitar a nossa Guarda Portuária e instituições intervenientes na hora de atuar na fiscalização preventiva e em emergências com produtos perigosos, uma vez que podem prejudicar não só os operadores que possuem relação direta com os equipamentos, contêineres e ferramentas, mas também para evitar danos aos estabelecimentos”, conclui a Engª Médelin Pitrez dos Santos, Coordenadora de Meio Ambiente, Segurança do Trabalho e Sustentabilidade.

Mais informações:

Médelin Pitrez dos Santos – Coord. COAMB (47) 3341-8065

*Texto e Fotos: Luciano Mesadri Giorgi – Estagiário SECOM/SPI (47) 3341-8067.

Autor: Luciano Sens

Aguarde