06 de julho de 2022

Membros do Claps recebem informações sobre a próxima temporada de cruzeiros

Membros do Claps recebem informações sobre a próxima temporada de cruzeiros

Itajaí, 06 de Julho de 2022.

Superintendência do Porto de Itajaí – SPI.

Secretaria Geral de Comunicação Social – SECOM.

Membros do Claps recebem informações sobre a próxima temporada de cruzeiros

Reunião de Trabalho sobre preparativos de alfandegamento aconteceu no Centreventos

Nesta quarta-feira (06), aconteceu no auditório do Centreventos Governador Luiz Henrique da Silveira, uma Reunião de Trabalho sobre os preparativos quanto ao alfandegamento para o receptivo de navios transatlânticos. A intenção do encontro foi discutir sobre o gerenciamento de trânsito, embarque e desembarque de passageiros para a nova Temporada de Cruzeiros 2022/2023, em atendimento também das demandas destinadas a cada um dos setores e órgão intervenientes envolvidos neste processo.

Essa ação envolve a Comissão Local da Autoridade Portuária de Itajaí, que engloba as Comissões Locais de Autoridades nos Portos (CLAPS), integrada à Comissão Nacional das Autoridades nos Portos (Conaportos), e comitês técnicos.

Com a aproximação da Temporada dos Cruzeiros, prevista para dezembro deste ano, entre os dias 10/12/2022 até 26/02/2023, s escalas foram estabelecidas e organizadas entre a Superintendência do Porto de Itajaí (Autoridade Portuária), e Secretaria Municipal de Turismo e Eventos de Itajaí.

Durante a reunião, Evandro Neiva, Secretário de Turismo, apresentou as possíveis alterações que serão colocadas em prática, objetivando para facilitar a melhor reorganização do embarque, desembarque e trânsito de passageiros, assim como a mobilização dos veículos que servirão de transporte.

Neste ano, a Secretaria de Turismo bloqueou o Centreventos ao dispensar sete shows e seis formaturas. A intenção foi deixar o auditório, o anexo, o pátio e a estrutura interna do Centreventos livres, a fim de deixar o espaço 100% destinado desde o começo até fim das operações de navios.

Estavam presentes na reunião, Elielson Sávio Gomes, Inspetor Chefe da Delegacia da Capitania dos Portos de Itajaí (Marinha), Giovani Costa, Arquiteto e Urbanista da empresa Eco Litoral, Renata Schmidt, Chefe do Vigiagro/MAPA, Maycon Cristi da Silva, Fiscal da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (ANTAQ), Secretário de Turismo de Itajaí, Evandro Neiva, Darlan Martins, Diretor Executivo, entre outros membros da Secretaria de Turismo de Itajaí.

“As duas companhias, MSC e Costa já estão confirmadas. Passam de 80 mil passageiros, em todas as escalas. É a primeira vez que as duas companhias de cruzeiro vão operar na mesma temporada, compartilhando espaço. É um alfandegamento do Centroeventos, mas 100% conectado ao Porto de Itajaí. Nunca iremos desvincular as duas coisas”, esclarece Evandro Neiva, Secretário de Turismo de Itajaí.

Juntamente às autoridades, também compareceram Carlos Ferrari, da Superintendência da Polícia Federal, Jorge Maurício Froeder, Chefe do NEPOM, Geraldo Ruhland, Agente do NEPOM, Diana Calazans Mann, atual Coordenadora da CESPORTOS e Delegada da Polícia Federal, Patrícia Souza Xavier, juntamente com Raimundo Nonato Menezes e José Sebastião Francisco, representaram a ANVISA.

Pela Autoridade Portuária, participaram o Diretor-Geral de Administração e Finanças, Ronaldo Camargo Souza, a Coordenadora de Meio Ambiente, Segurança do Trabalho e Sustentabilidade, Engª. Médelin Pitrez dos Santos, o Coordenador e Chefe da Guarda Portuária, Diogo Henrique Schmitt e o Diretor Geral de Operações Logísticas, Ricardo Amorim.

Toda a área coberta do Centreventos, tirando o segundo andar, possui cerca de 6 mil metros quadrados, que serão blindados e exclusivos para a temporada de cruzeiros que irá iniciar em dezembro.

O estacionamento também servirá de suporte para as vans, ônibus de embarque e desembarque, e operação da temporada.

Ainda de acordo com o Secretário de Turismo, duas visitas técnicas ao local de operação já haviam sido realizadas no ano passado, juntamente com o efetivo da Receita Federal.

O processo de alfandegamento, ainda está em discussão e andamento. De início, foi solicitado à Agência Nacional de Transportes Aquaviários (ANTAQ) a solicitação de permissão para realizar o alfandegamento.

Ao adquirir a sinalização da ANTAQ, ao qual autorizou a manutenção do alfandegamento do Centreventos, por meio da Receita Federal, foi dado início ao processo através do encaminhamento do projeto básico.

“Essa reunião que aconteceu com os órgãos intervenientes é importante para que a Superintendência possa ver a necessidade de cada órgão, e adequar nesse momento de apresentação de projeto. Já estamos com uma equipe para fomentar essas alterações, seguindo os critérios da Receita Federal, e depois iremos encaminhar esse projeto pronto. Dezembro está aí, e estamos com todos os órgãos alinhados. Com essa intenção, estamos buscando o que é melhor para operador, para os passageiros, para os órgãos intervenientes e toda a cadeia logística que está envolvida nesse setor”, conclui o Diretor-Geral de Administração e Finanças, Ronaldo Camargo Souza.

Mais informações:

Fábio da Veiga – Superintendente do Porto de Itajaí.

Diretor-Geral de Administração e Finanças, Ronaldo Camargo Souza

*Texto: Luciano Mesadri Giorgi – Estagiário SECOM/SPI (47) 3341-8067.

*Fotos: Luciano Sens – Sec. Comunicação Social

Autor: Luciano Sens

Aguarde