30 de junho de 2022

Porto de Itajaí realiza doação de alimentos ao Grupo de Escoteiros Imaruí

Porto de Itajaí realiza doação de alimentos ao Grupo de Escoteiros Imaruí

Itajaí, 30 de Junho de 2022.

Superintendência do Porto de Itajaí – SPI.

Secretaria Geral de Comunicação Social – SECOM.

Porto de Itajaí realiza doação de alimentos ao Grupo de Escoteiros Imaruí

A entrega faz parte do Programa “Porto de Ação”

No início da tarde desta quinta-feira (30), a Autoridade Portuária de Itajaí, através da Coordenação de Meio Ambiente, Segurança do Trabalho e Sustentabilidade (COAMB), realizou a entrega de 73,5kg de alimentos perecíveis para o 50º Grupo de Escoteiros Imaruí, localizado no mesmo bairro (Imaruí), no município de Itajaí.

Na oportunidade, o Chefe do Grupo de Escoteiros, Roberto Morelli, informou a atual composição do grupo, contendo 62 escoteiros, entre lobinhos, escoteiras, Sêniores, Guias, Pioneiros, e ainda 10 chefes responsáveis pelas atividades.

O 50º Grupo de Escoteiros Imaruí, foi fundado em 7 de agosto de 2004, por meio da ONG FRATER – Fraternidade Humana, e o principal objetivo está voltado para o Artigo 15 do Estatuto da Criança e Adolescente, em que: “Crianças e adolescentes têm direito à liberdade, ao respeito e à dignidade como pessoas humanas em processo de desenvolvimento e como sujeitos de direitos civis, humanos e sociais garantidos na Constituição e nas leis". O escotismo é um movimento voltado para jovens, com a colaboração de adultos e voluntários, sem vínculos político-partidários, atendendo à sociedade, e participando de diversas ações em diversas áreas.

O programa intitulado “Porto em Ação”, foi desenvolvido através da Coordenação de Meio Ambiente, Segurança do Trabalho e Sustentabilidade (COAMB), do Porto de Itajaí. Juntamente com servidores e demais voluntários, ocorre a realização de campanhas sociais em prol da comunidade portuária, que visam ajudar pessoas em necessidades de alimentos não perecíveis, produtos de higiene pessoal e vestimentas.

“Essa ação faz parte do Programa Porto em ação, voltado para a realização de campanhas de doação de alimentos, arrecadação de roupas e cobertores de inverno. Por meio deste Programa, a equipe do Porto busca ajudar instituições que fazem trabalhos voluntários. É um programa social e contínuo, no qual, envolve todos os setores e o engajamento direto de todos os colaboradores”, informa Médelin Pitrez dos Santos, Coordenadora de Meio Ambiente, Segurança do Trabalho e Sustentabilidade.

O intuito do movimento escoteiro, é contribuir para o desenvolvimento de jovens, ajudando-os a realizar suas plenas potencialidades físicas, intelectuais, sociais, afetivas e espirituais, como cidadãos responsáveis, participantes e úteis em suas comunidades, conforme definido no Projeto Educativo da União dos Escoteiros do Brasil (UEB).

Acompanhado pelo Diretor-Geral de Administração e Finanças, Ronaldo Camargo Souza, ainda tiveram a oportunidade de conhecer de perto as instalações da sede e puderam conhecer de perto algumas atividades sócio educacionais, culturais e esportivas, realizadas pela chefia do grupo junto aos membros participantes do grupo.

De acordo com o Chefe do Grupo, Roberto Morelli, todo o montante de alimentos doados serão servidos através de refeições para famílias carentes da região do bairro Imaruí.

Mais informações:

Médelin Pitrez dos Santos – Coord. COAMB (47) 3341-8065

*Texto: Bianca Luca – Estagiária SECOM/SPI (47) 3341-8067.

*Fotos: Luciano Sens - SECOM/SPI

Autor: Luciano Sens

Aguarde