03 de junho de 2022

Semana do Meio Ambiente aborda sobre Fauna Marinha da Foz do Rio Itajaí Açu

Semana do Meio Ambiente aborda sobre Fauna Marinha da Foz do Rio Itajaí Açu

Itajaí, 03 de Junho de 2022.

Superintendência do Porto de Itajaí – SPI.

Secretaria Geral de Comunicação Social – SECOM.

 

Semana do Meio Ambiente aborda sobre Fauna Marinha da Foz do Rio Itajaí Açu

Oceanógrafo aponta sobre a necessidade de se conhecer e cuidar da fauna regional

Nesta sexta-feira (03), a Superintendência do Porto de Itajaí, na condição de Autoridade Portuária, abriu espaço à comunidade para uma palestra sobre a Fauna Marinha da Foz do Rio Itajaí-Açu e debateu sobre exposição de fósseis. A proposta dá sequência à Semana do Meio Ambiente.

No início da tarde, a Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI), campi de Penha, por meio da exposição itinerante, trouxe à sede administrativa do Porto de Itajaí uma série de fósseis para análise de estrutura, como cascos de tartaruga, dentes de golfinho e crânios de albatrozes, foram alguns dos materiais disponíveis para identificação.

No evento ministrado pelo oceanógrafo da universidade, Jeferson Luis Dick, ocorreu a apresentação dos principais animais existentes na região, categorizados em espécies e dando destaque a répteis (tartarugas), aves (albatrozes) e mamíferos (baleias).

Durante o registro de slides, foi possível verificar o número tartarugas ameaçadas de extinção, segundo o Status de conservação do União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN), demostrado por três tópicos: vulnerável, em perigo e criticamente em perigo.

Jeferson Luis Dick contou a importância de se promover o conhecimento da fauna regional:

“É importante porque, à medida que nós conhecemos, passamos a ter interesse em proteger, conservar ou mesmo explorar de forma consciente. Acima de tudo, conhecer a fauna, os animais que estão presentes aqui são importantes nesse aspecto de cuidado do meio ambiente. É uma fauna linda, carismática, que tem uma grande importância ecológica. A ideia é que as pessoas possam conhecer mais isso para que elas ajudem a proteger também”, esclarece Jeferson Luiz.

Ao longo da apresentação, ainda foi explicada as ações de Monitoramento e Acionamento realizadas pela Univali, e os objetivos das equipes em campo. Dados de Ocorrência de espécies Migratórias e do Número Ocorrências de Encalhe de animais também foram apresentados.

 A Semana do Meio Ambiente, na superintendência do Porto de Itajaí, por meio da Coordenadoria de Meio Ambiente, Trabalho e Sustentabilidade, iniciou dia 30 de maio e encerra dia 05 de junho.

Mais informações:

Médelin Pitrez dos Santos – Coord. COAMB (47) 3341-8065

*Texto e Fotos: Luciano Mesadri Giorgi – Estagiário SECOM/SPI (47) 3341-8067.

Autor: Luciano Sens

Aguarde