25 de maio de 2022

Porto de Itajaí recebe terceira atracação de navio ROLL ON ROLL OFF

Porto de Itajaí recebe terceira atracação de navio ROLL ON ROLL OFF

Itajaí, 25 de Maio de 2022.

Superintendência do Porto de Itajaí – SPI.

Secretaria Geral de Comunicação Social – SECOM.

Porto de Itajaí recebe terceira atracação de navio ROLL ON ROLL OFF

Embarcação trouxe a bordo 784 veículos importados da montadora alemã BMW

Na tarde desta quarta-feira (25), o navio " FLORIDA HIGHWAY", atracou no Porto de Itajaí (berço 03), trazendo a bordo veículos da montadora alemã, modelos BMW e Mini Coopers.

No total, 784 unidades (veículos importados) foram trazidos pelo Porto de Santos (SP). O navio FLORIDA HIGHWAY é de bandeira do Panamá, cujo comprimento é de 199,97 metros e boca (largura) de 32,26m.

O navio registrou, de acordo com a Diretoria-Geral de Operações Logísticas da Superintendência do Porto de Itajaí, um volume aproximado de 1588 toneladas. Ao desatracar do porto de Itajaí, tem seu destino no roteiro marítimo, o porto de Zarate, na Argentina, onde conclui suas escalas.

O navio, "FLORIDA HIGHWAY”, pertence a companhia de transporte oceânico, Armador K-LINE, originária do Japão. No porto de Itajaí, a previsão deste tipo de operação será mensal.

A embarcação executa o sistema Roll On Roll Off, consiste na retirada dos veículos de dentro do navio por meio de uma rampa elevatória.

Após a descida, os carros são deslocados para o pátio da área primária. Esta operação pode levar até cinco horas, dependendo da quantidade de veículos a serem retirados.

“O Porto de Itajaí se sobressai na logística, se destacando entre os demais portos Brasileiros pelo sistema Roll On Roll Off. Com a qualificação dos nossos trabalhadores portuários, e o sucesso deste tipo de operações, demonstra plena capacidade e condições para este tipo de movimentação. Sem dúvida, uma união que faz a força do Porto de Itajaí, com extrema eficiência operacional”, destaca Fábio da Veiga, Superintendente do Porto de Itajaí.

Após o desembarque do navio, os veículos são deslocados para os pátios da ValePort, e do Recinto Alfandegado Contíguo (RAC), onde são vistoriados.  Em seguida, os automóveis são embarcados em caminhões cegonheiras, e destinados para outras cidades e estados do país.

Com base em desembarques já realizados, um montante de até cem veículos leva cerca de uma hora para ser descarregado da embarcação, obtendo 100% de eficiência na operação e sem o registro de danificações.

“Com a retomada deste tipo de operações de cargas, após dois anos, é motivo de orgulho e satisfação em receber a montadora BMW em nosso porto, visto que sua capacidade operacional é destacada frequentemente, por diversos fatores positivos. Esta operação intensifica a economia local e de Santa Catarina, através de um trabalho em equipe desenvolvido com extrema capacitação, comprovando a eficiência de uma Autoridade Portuária Pública e Municipal”, conclui o Prefeito de Itajaí, Volnei Morastoni.

Mais informações:

Fábio da Veiga – Superintendente do Porto de Itajaí.

*Texto: Luciano Mesadri Giorgi- Estagiário SECOM/SPI (47) 3341-8095.

* Fotos: 

- George Henrique Malheiros Pereira – Inspetor da COSEG/SPI.

- Valmirio da Silva Luiz – CPORT/SPI.

Autor: Luciano Sens

Aguarde